Amanda, Luiz Mauricio e Marina estão entre agraciados do Mérito Esportivo Panathlon

*Priscila Oliveira

Tradicional homenagem aos esportistas de Juiz de Fora e região que se destacaram ao longo da temporada, o Mérito Esportivo Panathlon está de volta ao calendário local após dois anos suspenso pela pandemia de covid-19. A cerimônia de premiação acontece nesta quinta-feira, 01, a partir de 20h, no Espaço Unique. Dessa vez, serão vinte e dois agraciados, sendo 19 com o Mérito Esportivo e três com a Comenda Professor Carlos de Campos Sobrinho, que homenageia o fundador do Panathlon Club e é entregue a cada cinco anos.

Em 2017, Amanda Oliveira e Luiz Mauricio Dias, ambos à direita, foram premiados no quesito Atletismo (Foto: Hugo Keyler/arq. Rumo Certo)

Campeã da Asics Golden Run SP, Meia Maratona do Rio, Asics Golden Run RJ e melhor brasileira nas Dez Milhas Garoto, Amanda Oliveira será condecorada pela terceira vez. Em 2016, a representante de Mercês recebeu a honraria na categoria Corrida de Rua e, no ano seguinte, no Atletismo – o que volta a acontecer nessa edição. “Fiquei muito feliz de conseguir esse reconhecimento mais uma vez. Com certeza, este está sendo um dos meus anos de maiores conquistas, conseguindo bater todos os meus recordes nas provas, fazendo excelentes resultados e agora em busca de mais um objetivo, que é me destacar na Volta da Pampulha”, destaca.

Quem também vai completar a terceira premiação é o juiz-forano Luiz Mauricio Dias, que foi agraciado no Atletismo em 2017, no Lançamento de Dardo em 2019 e agora recebe a Comenda. Revelado pelo projeto social CRIA UFJF, ele atualmente treina pelo Exército Brasileiro, no Rio de Janeiro, e, entre outros destaques, estabeleceu o novo recorde brasileiro e foi campeão sul-americano na categoria sub-23. “Desde a primeira vez que participei, gostei bastante, porque é uma premiação que joga holofote nos nossos resultados e nas equipes que representamos. Fiquei feliz também pelo reconhecimento, apesar de eu não morar mais em Juiz de Fora. Estou muito feliz mesmo. Agora é buscar lançar cada vez mais longe e ganhar essa premiação mais vezes”, brinca. “Essa iniciativa é muito legal para fomentar e incentivar novas gerações ao atletismo na cidade”.

Marina Fráguas, que também prestigiou o evento, vai ser premiada na categoria Triathlon (Foto: Hugo Keyler/arq. Rumo Certo)

Triathlon e lista completa

Estreante entre os agraciados, a conterrânea Marina Fráguas é o nome da vez no Triathlon. O título chega após sua vitória numa das disputas mais concorridas da modalidade. “Quanta gratidão, honra e alegria em receber o Mérito Esportivo do Panathlon Club. Foi uma temporada sensacional. Após a realização de um sonho antigo, de concluir uma prova de Triathlon Full Distance, conquistei o primeiro lugar geral feminino no Capixaba de Ferro e ainda termino o ano com esse reconhecimento. É indescritível essa emoção! Gratidão suprema”, comemora.

Também serão contemplados com o Mérito os atletas Fabrício Jobim, do Tiathlon Paralímpico; Gabriel Araújo e Manuela Ribeiro, da Natação Paralímpica; o professor universitário Dilson Borges, na categoria Superação; o ciclista Gabriel Giovannini, do Downhill; o jipeiro Matheus Mazzei, do Off Road; Beatriz Ferreira, do Boxe; Breno Simas, do Xadrez; Felipe Paiva, do Tênis; Gustavo Nascimento, do Futebol; e Hiago Silva, do Futsal Paralímpico. A lista ainda conta com o técnico de natação paralímpica Fábio Antunes, a equipe de ginástica de trampolim do Colégio Academia, a equipe de futebol americano JF Imperadores, o jornalista esportivo Inácio Novais, o árbitro Paulo César Zanovelli e o Manual do Jovem Atleta, no quesito Literatura Esportiva. Já a Comenda é destinada a Danielly Vitória, do  Taekwondo, e a Francisco Campos, em homenagem póstuma.

Compartilhe em suas redes sociais