*Priscila Oliveira
Ela venceu a Maratona de Niterói, em maio, foi a primeira colocada no Desafio Cidade Maravilhosa, no Rio, em junho, e acaba de alcançar outra marca daquelas para guardar na memória: o título do triathlon Capixaba de Ferro – uma das provas mais concorridas do cenário nacional, no último domingo, 21. Com o tempo de 12h06min08s, a juiz-forana Marina Fráguas (Team Britto) liderou a classificação feminina da categoria Full Distance, formada por 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida, com largada e chegada na Praia da Bacutia, em Guarapari, no Espírito Santo.
“Sem explicação para essa prova… Realização de um sonho que surgiu na minha juventude, quando vi uma reportagem sobre a Fernanda Keller. Mas, era uma realidade muito distante na minha cabeça. Simplesmente pensei: ‘Será que um dia consigo fazer o que essa mulher faz?’. E aconteceu! Anos e anos depois”, comemora, se referindo à brasileira com maior número de títulos e recordes no Ironman, considerado o desafio mais difícil da modalidade e com as mesmas distâncias superadas por Marina no circuito capixaba.
Ela conta que encontrou na natação seu maior desafio. “O mar estava muito gelado e agitado. Quando saí, me senti mal, pensei em desistir por 1 segundo, mas foi um pensamento que chegou e logo foi embora. Continuei a prova com muito foco”. Muito querida no cenário esportivo e acumulando uma enxurrada de manifestações de carinho desde a nova conquista, a representante local está em êxtase. “Amo esporte, amo o triathlon. Essa chegada entrou para a minha história. Só eu sei o que isso representa para mim. Foi a realização do meu maior sonho até o momento. As oportunidades foram aparecendo e agarrei uma a uma, com toda a garra, amor e felicidade. O sonho se concretizou e ainda com o brilho do 1º lugar geral feminino… Já me belisquei mil vezes para saber se isso é real”, revela.
Gratidão suprema
Fráguas também faz questão de retribuir as felicitações que tem recebido. “Gratidão a todos que me acompanharam nessa linda jornada. Ao meu treinador, que comprou minha ideia com toda a responsabilidade, executou com êxito o ciclo de treinamento, treinou junto e acompanhou todo o processo; à minha equipe maravilhosa; aos amigos e família, que me apoiaram durante a prova e fizeram toda a diferença; e a todos que me fazem dar o meu melhor, me enchem de energia e me trazem muita alegria. A vida só tem sentido quando nos colocamos em primeiro lugar – só depois disso temos a capacidade para amar o próximo. Gratidão suprema”.