*Priscila Oliveira
O atleta juiz-forano Luiz Mauricio Dias (Medex-RJ) foi o grande destaque do Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-23, realizado no último sábado, 17, em Cuiabá, no Mato Grosso. Revelado pelo projeto social CRIA UFJF e aos 22 anos, ele conquistou medalha de ouro no lançamento de dardo, com 80,79m, estabelecendo novo recorde brasileiro e no campeonato da categoria.
Iniciado na modalidade em 2012, o mineiro passou a treinar na Escola de Educação Física do Exército (Esefex), no Rio de Janeiro (RJ), durante a pandemia, e já havia quebrado dois recordes pessoais ao longo da temporada – em abril, durante o Grande Prêmio Internacional de Atletismo, com 78,63m; e em maio, no Campeonato Ibero-Americano, em La Nucia, na Espanha, onde lançou 80,41m.
Aumentando a meta
Com a vitória no Brasileiro, o rapaz de fala calma e por vezes tímido, criado no bairro Nossa Senhora de Fátima, perto da Universidade Federal, ainda garantiu vaga na seleção brasileira que vai disputar o Campeonato Sul-Americano Sub-23, em Cascavel, no Paraná, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. “Venho melhorando desde o GP Brasil e o Ibero-Americano. Meu plano era a qualificação para o Mundial, pena que não deu. Minha expectativa é lançar cada vez mais longe, aproveitar esse trabalho e aumentar a minha meta para o ano que vem”, revela.
Um dos principais objetivos de Luiz Mauricio é quebrar o recorde brasileiro adulto, que é do paranaense Júlio César de Oliveira desde 2015 – 83,67m. “Cada profissional possui suas batalhas. Ser atleta exige esforço, perseverança e muito trabalho, sobretudo daqueles que vêm ‘do nada’. Chegar a ser profissional é uma conquista que venho buscando há muitos anos. Só tenho a agradecer pelo apoio que tenho hoje”.