*Priscila Oliveira
A manhã do último domingo, 16, foi de puro mountain bike, com a realização do 2º Race Pequeri. A disputa, que integrou a programação do 4º Passeio Ciclístico da cidade, movimentou participantes de vários municípios da região. Após 50km de muitas trilhas e desafios, com largada e chegada na Praça Cozac, os atletas Felipe Marques (ERT Pro Cycling Team) e Franciele Batista (Cirex) garantiram o topo da classificação.
Dobradinha em equipe
Representante de Juiz de Fora e atual campeão brasileiro de estrada, “Felipinho”, como é conhecido, abriu a liderança geral com 1h40min01s. “Na verdade, eu comecei no mountain bike em 2006 e tive a oportunidade de me profissionalizar no ciclismo, em 2011. Fico nessa, de correr uma prova ou outra de MTB, porque também ajuda na preparação para as de estrada. Minha preferência é pelo ciclismo, pela dinâmica do esporte, e porque o atleta não faz apenas força – tem toda uma estratégia e precisa de uma equipe por trás, mas o mountain bike também é muito prazeroso”, revelou.
Ele fez dobradinha com o colega de equipe Maicke Monteiro, de Natividade-RJ, que ficou na segunda colocação com apenas 1s de diferença. Os dois literalmente inverteram as posições em relação ao 3º Desafio de MTB Chiador, realizado no início do mês. “Começamos a fazer provas de mountain bike agora, no segundo semestre, porque antes a gente estava muito focado nas de estrada e no Campeonato Brasileiro. Em Chiador, eu fui um pouco mais marcado e a corrida ficou mais aberta para ele, que venceu com mais de um minuto de diferença. Dessa vez, fizemos a prova inteira praticamente juntos. Eu ganhando, ele está feliz; ele ganhando, eu também fico muito feliz, porque somos da mesma equipe”.
Pela primeira vez em Pequeri, Marques avaliou a disputa. “Achei a prova muito boa, com muita trilha e o verdadeiro mountain bike. Como se diz, o MTB ‘raiz’, com trilhas fluidas, com segurança e sem perigo para os atletas. O tempo também ajudou e a chuva foi boa para compactar o terreno, deixando o chão mais firme e a prova mais rápida, com pouca poeira”, pontuou. Entre os próximos desafios que a dupla tem pela frente está o GP Itatiaia – RJ, no final do mês, incluindo um MTB uphill e uma prova de estrada, no mesmo dia. “Vamos correr as duas”. Lamartine Vital, Luiz Miguel Assis (PC Team ERT) e Marcelo Nepomuceno (Roberta Stopa) também chegaram com 1s de diferença de um para outro, a partir de 1h46min24s, e completaram o pódio entre a terceira e a quinta colocações, respectivamente.
“Valeu super a pena”
Já na categoria feminina, o título da paulista de Cosmópolis, radicada em Petrópolis (RJ), foi conquistado com um pouco mais de folga. Franciele marcou 02h09min58s – cerca de treze minutos à frente da vice-campeã, Ana Luiza Garonci (Pedal Laranjal). “Foi a minha primeira vez em Pequeri, mas vim para conhecer a cidade, porque me falaram que o percurso ia ser muito irado, muito maneiro e foi tudo isso mesmo. Gostei muito, achei a prova muito bem organizada e feita com muito carinho. Os pontos de apoio estavam bem distribuídos e o percurso, sensacional”, destacou.
Adepta do mountain bike desde 2014 e competindo profissionalmente há seis anos, “Fran” aproveitou a disputa ao máximo e também saiu do segundo lugar em Chiador para o topo da classificação entre as mulheres. “Teve muita subida, descida técnica e a parte de trilha também estava bem bacana. O tempo colaborou bastante e valeu super a pena participar. Muito divertida a prova, gostei muito e estarei presente na próxima, se Deus quiser”. O foco dela agora são a Sertão Diamante, em Diamantina, neste domingo, 23, e principalmente o Iron Biker, em Mariana, no mês de setembro. Dalila Melo (Vitale), Laisa Matos e Rejane Casazza (MTB Rio Pomba), nessa ordem, também foram premiadas no geral.
Integrante da equipe Peqbikers e um dos responsáveis pela organização, Hemerson Salles comemorou a adesão ao evento, que reuniu cerca de trezentos ciclistas este ano. “Fico mais na parte prática, abrindo trilhas, buscando patrocinadores etc. Acho que melhoramos de 60% para 90% – não em questão de quantidade, mas de qualidade. Os patrocinadores ajudaram bastante e o pessoal do apoio também, pois moto é muito importante pra gente. Os operários, fazendeiros, a Prefeitura, todo mundo contribuiu. Os atletas elogiaram muito, falaram que estava tudo ótimo e só temos a agradecer pela presença de todos. Ano que vem tem mais”, encerrou.
* O Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação, cobertura fotográfica e cobertura jornalística deste evento.