*Priscila Oliveira
Um mar de ciclistas. Essa é uma ótima definição para o movimento que tomou conta das ruas, estradões e montanhas de Chiador, no último domingo, 02. Duzentos participantes de toda a região, especialmente da Zona da Mata mineira, Sul e Serra fluminenses, marcaram presença no 3º Desafio de MTB do município. Após 40km de pura aventura e muita adrenalina, com largada e chegada na Praça Central, os grandes nomes do evento foram Maicke Monteiro (ERT Pro Cycling Team) e Alessandra Mota (Lontra Bike).
Da estrada pro MTB
Natural de Natividade, no Noroeste fluminense, Maicke atualmente tem se dividido entre a paixão pelo ciclismo de estrada e a nova trajetória no mountain bike. Mesmo em seu ano de estreia na modalidade, ele abriu vantagem e liderou a classificação do Desafio com 1h17min53s. “Minha transição da estrada pro MTB foi um pouquinho difícil, mas até que essa prova me favoreceu, porque foi um circuito bastante rápido, que é comparado ao ciclismo de estrada. Quando parto para as provas mais técnicas, eu acabo tendo um pouco de dificuldade, mas é seguir treinando e buscar evoluir sempre para ter um bom desempenho também”, destacou.
Para ele, a experiência em Chiador valeu a pena. “Foi a minha primeira participação na cidade. Percurso bastante bacana, marcação perfeita. A organização está de parabéns”. As próximas disputas, contemplando velocidade e montanha, já estão definidas. “Este mês, ainda vou fazer a Prova 9 de Julho, em São Paulo; o Race Pequeri, em Pequeri; e o Tour do Rio, em Niterói”, pontuou.
Experiência
Já na categoria geral feminina, Alessandra fez jus à experiência no esporte e levou Visconde do Rio Branco ao topo do pódio em 1h34min25s. “Foi a minha primeira vez em Chiador e fiquei muito satisfeita. Foi uma prova espetacular, com subidas intermináveis e descidas alucinantes. Queria parabenizar o pessoal de Chiador pelo belíssimo evento, realizado pela Prefeitura”.
Além da atuação na modalidade, a atleta fez questão de destacar seu principal compromisso, ainda este mês. “Já venho participando do mountain bike há mais ou menos quatorze anos e sou federada na elite há três. Pelos meus planos, agora o foco é a Sertão Diamante, em Diamantina, que é uma das maiores provas do Brasil – dois dias de ultramaratona. Estou me preparando para sair bem lá também”, enfatizou.
Pódios e satisfação
Felipe Marques (ERT Pro Cycling Team), de Juiz de Fora; Wolfgang Olsen (Santa Cruz), de Petrópolis-RJ; Pedro Jaloto, de Miguel Pereira; e Glauber Cunha (Cicle Dois Irmãos), de Paracambi-RJ; completaram a premiação geral masculina, respectivamente. Já entre as mulheres, a petropolitana Franciele Batista (Cirex), a chiadorense Dalila Melo (Tupã Bike), a rio-pombense Rejane Casazza (MTB Rio Pomba) e a cantagalense Gisella Estebanez terminaram entre a segunda e a quinta colocações. Ao todo, o evento distribuiu R$ 10 mil em premiação geral, além de troféus em diversas categorias.
Resultados 3º Desafio de MTB Chiador.
De acordo com o organizador Diogo Fiochi, o 3º Desafio de MTB Chiador foi melhor do que o esperado, principalmente pelo esgotamento das inscrições. “Ficamos muito satisfeitos, porque isso mostra que os nossos eventos estão com credibilidade. Oferecemos um percurso atrativo e relativamente fácil, para todas as pessoas conseguirem concluir a prova, e disponibilizamos uma boa premiação em dinheiro, o que atraiu grandes atletas”, enfatizou. “Chiador também tem uma boa localização geográfica, facilitando o deslocamento para quem vem de outras cidades. Para o ano que vem, estamos planejando fazer duas etapas: uma no primeiro semestre e uma, no segundo”.
* O Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação, cobertura fotográfica e cobertura jornalística deste evento.