Pequeri reúne centenas de participantes em mais uma edição do passeio ciclístico e ‘race’ da cidade

*Priscila Oliveira

Incentivado por outros eventos do segmento na região, o Passeio Ciclístico de Pequeri surgiu em 2018, numa iniciativa dos integrantes do grupo Peqbikers para mostrar aos amigos de outros municípios onde eles pedalavam na própria cidade. De lá para cá, o evento ganhou novos contornos e chega à quarta edição neste domingo, 16, reunindo centenas de participantes.

“Nos dois primeiros anos, mesmo recebendo nome de Passeio, colocamos troféus em disputa para os primeiros colocados. Veio a pandemia, ficamos 2020 e 2021 sem evento, mas, em contrapartida, houve um boom do ciclismo, um crescimento exponencial do MTB, por ser um esporte individual, sem necessidade de contato físico e diretamente ligado à natureza”, lembra Alexandre Faustino, um dos responsáveis pela organização.

Ele destaca que a ideia de oferecer a opção Race (corrida) surgiu na edição passada, com o objetivo de ampliar o público, reunindo tanto os ciclistas que pretendem apenas “passear” quanto os que buscam “disputar” uma classificação. Nesse sentido, são oferecidas duas distâncias: o Passeio, de 30km; e o Race, com 50km. A concentração acontece na Praça Cozac, em frente à Quadra Poliesportiva, com entrega de kit a partir de 7h e largada, às 9h.

Entusiastas do mountain bike vão se dividir em trajetos de 30km e 50km (Foto: Hugo Keyler/Rumo Certo)

Atrações e premiação

Os percursos são inéditos e começam na mesma direção até seguirem caminhos distintos, ainda nos quilômetros iniciais. Porém, mais adiante, os trajetos voltam a ter o mesmo sentido, retornando à cidade. “Normalmente, nosso Passeio tem a maior parte por estradas vicinais, com pequenos trechos de trilhas. Se o ciclista estiver pedalando com certa regularidade, pelo menos uma vez por semana, irá completar sem dificuldade. Já o Race exige uma preparação maior e alguma técnica para conseguir vencer os obstáculos naturais, pois as trilhas sempre exigem mais esforço”. Veja um trecho!

Segundo Alexandre, os trajetos estão sendo preparados há várias semanas e o evento segue uma estrutura bastante característica da região, incluindo, entre outras coisas, café da manhã, frutas, hidratação, banheiros e vestiário, carros de apoio e ambulância. A programação também conta com recreação infantil, praça de alimentação e show com a banda local Los Primus. “Sempre ficamos ansiosos para que tudo ocorra bem e a expectativa é muito boa, pois o número de inscritos já superou o do ano passado, sendo que os trezentos primeiros recebem medalha”, ressalta.

Especificamente no Race, sobem ao pódio os cinco primeiros colocados gerais e de diversas categorias, masculinos e femininos. Além de troféu, eles recebem quantias em dinheiro que totalizam mais de R$ 8 mil em premiação .

* O Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação, cobertura fotográfica e cobertura jornalística deste evento.

Compartilhe em suas redes sociais