*Priscila Oliveira
Apesar de ter sido realizada no domingo passado, 12, a movimentação que os atletas continuam fazendo pelas redes sociais mostra o sucesso da 2ª Meia Maratona e Corrida da Estação Ferroviária de Chiador. Em comparação com a edição anterior, o evento teve aumento de 40% no número de inscritos e atingiu o limite de 400 participantes, divididos nos trajetos de 21km e 10km, ambos com largada e chegada na Praça Central do município.
Entre os principais destaques esteve a ampla premiação em dinheiro nos pódios gerais, que atraiu grandes nomes do circuito nacional. Além de troféu, os cinco primeiros colocados masculinos e femininos do percurso principal receberam quantias correspondentes às suas colocações, num montante superior a 20 mil reais.
Dobradinha
A liderança ficou com Gilmar Silvestre (Gilberto Lopes Runners), que cruzou a linha de chegada em 1h07min09s, seguido do irmão gêmeo Gilberto Lopes. Como de costume, eles fizeram dobradinha para São Miguel do Anta e incluíram novos títulos à galeria de provas pelo Brasil e no mundo. “Foi um prazer estar na cidade pela primeira vez. Foi uma corrida desafiadora, com percurso que teve sobe e desce. Fiquei feliz de vencer”, destacou. Ele também falou sobre a parceria com o irmão. “Nosso foco mesmo é a Maratona de Porto Alegre, e esse desafio serviu como treino, porque agora estamos na parte da base e foi um bom preparo. A gente nem conversa muito sobre quem vai ganhar uma corrida ou outra, mas, no final, vence quem estiver melhor na prova. Somos parceiros de treino todos os dias, e é isso que importa”.
Damião Souza, de Taubaté-SP, sétimo colocado na São Silvestre; Flávio Stumpf, de Juiz de Fora, um dos principais expoentes da modalidade na região; e Edmilson Santana, que representa Nova Lima, já correu até na China e venceu as 10 Milhas de Chiador, completaram a premiação geral masculina. Entre outros atletas de peso, o pelotão de elite ainda contou com o queniano Frankline Kemei (Suzano Runners), que terminou na décima segunda colocação.
De vice a campeã na cidade
Na categoria feminina, Amanda Oliveira (Amanda Oliveira/Real Mercês) fez jus às vitórias alcançadas em grandes meias maratonas no ano passado e levou a cidade natal de Mercês ao lugar mais alto do pódio, após 1h20min07s. “Fiz a 1ª Meia Maratona de Chiador e fui vice. Achei uma prova muito boa, bem organizada e com um percurso desafiador. Teve bastante subida, mas é o que eu gosto. Como estou no período da base, teve tudo a ver com o que estou treinando. Estou muito feliz com mais essa vitória e com a torcida maravilhosa que tive”, comemorou. E disse mais. “Aqui é quase Juiz de Fora, que foi onde tudo começou para mim, e fico muito feliz pelo carinho de todo mundo. Agora, é seguir firme e forte, com muita coragem e humildade, para continuar trilhando e conquistando bons resultados”.
Jaciane Barroso, piauiense que reside no Rio de Janeiro-RJ e foi campeã das 10 Milhas de Chiador; Lidiane Batista, representante de Taubaté-SP e nona colocada na São Silvestre; Aline Barbosa (Zaap Assessoria/Mais Bella), tricampeã do Ranking de Juiz de Fora; e Ana Paula Ferreira, de Belo Horizonte, completaram a premiação do segundo ao quinto lugares gerais, respectivamente.
10km, alto nível e inclusão
Já na 2ª Corrida da Estação Ferroviária de Chiador, com trajeto de 10km, o pódio masculino foi formado por Fábio França (All Training Run, 33min20s), de Porto Firme; Antônio Carlos Alves (Centro de Imagem), de São Miguel do Anta; Luan Oliveira (Tri Runner), de Muriaé; Damião Rodrigues (Coração de Aço), de Volta Redonda-RJ; e Washington Tadeu, de São Miguel do Anta. Entre as mulheres, as cinco primeiras colocadas foram Cida Rosa (J.A Rabelo Assessoria Esp, 43min21s), de Brás Pires; Elizabete Sabino (Nativos), de São João Nepomuceno; Ana Cláudia Dias, de Juiz de Fora; Ana Caroline Alvim, também de Juiz de Fora; e Priscilla Azevedo (Pacheco Running), de Ubá. Além de troféu, os atletas receberam premiações que somaram 3 mil reais.
Resultados 2ª Meia Maratona e Corrida da Estação Ferroviária de Chiador.
De acordo com o organizador Diogo Fiochi, a segunda edição do evento superou todas as expectativas. “Ficamos muito satisfeitos, porque tivemos a participação de várias cidades, e o nível técnico foi muito alto – mais alto do que em muitas provas famosas pelo Brasil, inclusive. Nossa ideia é fazer uma premiação diferenciada, especialmente para valorizar os atletas profissionais, pois eles são o ‘estopim’ do nosso esporte e incentivam outras pessoas à prática da corrida”.
Para ele, outro ponto positivo foram os valores acessíveis das inscrições, que variaram de R$ 20 a R$ 50, dependendo do lote e da distância escolhidos. “Fizemos um evento inclusivo, que reuniu corredores de todos os níveis. A Corrida Kids, proposta e coordenada pela Viviany Anderson, também foi uma alegria, porque os moradores abraçaram a ideia e interagiram totalmente com a garotada”, acrescentou.
“Agora, vamos pensar na 2ª Dez Milhas de Chiador, em outubro. A novidade vai ser que, além dos 16km, vamos oferecer uma corrida curta, sendo as duas provas com premiação em dinheiro, premiação por faixa etária apenas no percurso principal e outra bela festa do esporte no nosso município”.
* O Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação, cobertura fotográfica e cobertura jornalística deste evento.