*Priscila Oliveira
Participantes de mais de vinte cidades marcaram presença na edição de estreia das 10 Milhas de Chiador, neste domingo, 09, no município de mesmo nome. Eles foram desafiados no percurso de 16km, com largada e chegada na Praça Central, e direito a trechos em paralelepípedo, asfalto e subidas disfarçadas, que ditaram o ritmo da prova em meio a um mormaço digno de nota. No final, o mineiro Edmilson Santana e a piauiense Jaciane Barroso foram os grandes nomes da disputa.
Natural de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, o campeão superou as expectativas e puxou a classificação geral com o tempo de 49min15s, seguido de Flávio Stumpf, Luan Oliveira (Tri Runner), Jocemar Corrêa (Chiador Runners) e José Roberto de Jesus (Coyote Run/Bergamini Bike), respectivamente. “Corro há mais de vinte anos, no mundo inteiro. Já corri na China (pela seleção brasileira), Espanha, Estados Unidos, Alemanha, em classificatórias para olimpíadas e mundiais. Desde 2014, minha especialidade é maratona. Gostei do percurso, mas tinha umas subidinhas e foi um pouco sofrido, mas deu para ganhar. Agora estou me preparando para correr a Maratona Internacional de Manaus (AM), dia 23; a Maratona da Filadélfia (EUA), em novembro; e, para finalizar o ano, a Volta da Pampulha, em dezembro”, destacou Edmilson.
Já a representante de Teresina, que representa a equipe paulista Coyote Run/Bergamini Bike, mas mora no Rio de Janeiro, capital, liderou a categoria feminina com a marca de 1h02min25s. Ela foi premiada ao lado de Aline Barbosa (Mais Bella Estética), da etíope Hawi Sirnesa Tura (Voando com Passarinho), Cida Rosa (J.A. Rabelo Ass. Esportiva) e Juliana Santos (AMD+), nessa ordem. “Corro há uns dez anos já. Corro 5km, 10km, maratona… tudo. Corri a Meia Maratona de Chiador, gostei bastante e resolvi voltar nessa. É uma cidade gostosa, o pessoal é acolhedor, a organização é muito boa. O percurso aqui é bem desafiador e ficou ainda mais com o tempo abafado, mas valeu a pena participar de novo e vencer”, avaliou Jaci, como gosta de ser chamada.
Cada vez melhor
Responsável pela organização, o treinador e também corredor Diogo Fiochi ficou empolgado não apenas em coordenar, mas por encarar o desafio junto com os atletas. “Foi a primeira vez que consegui correr na minha cidade, e fiquei muito feliz”. Teve até “Mulher-Maravilha” marcando presença no trajeto, através da corredora Maria de Fátima Sá (Voando com Passarinho), do município fluminense de Itatiaia. Ela participou toda paramentada e esbanjou alegria por onde passava. Veja a foto dela!
Por essas e por outras, o saldo só poderia ser o melhor possível. “Tivemos um feedback bastante positivo, com todo mundo elogiando e satisfeito com o que viu, a cidade e o percurso. Ficamos muito satisfeitos, principalmente com o nível técnico da prova, que foi muito elevado. Tivemos atletas de ponta do país disputando a corrida e conseguimos atingir nosso objetivo, que era fazer um evento bem organizado, com um bom nível técnico e valorização total dos participantes, oferecendo premiação em dinheiro até nas faixas etárias. Foi bem legal, e a próxima vai ser ainda melhor. Dia 12 de fevereiro tem a 2ª Meia Maratona de Chiador”, encerrou Fiochi, já deixando o convite para o que vem pela frente.
Resultados 10 Milhas de Chiador.
*O Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação e cobertura fotográfica e jornalística deste evento.