*Priscila Oliveira
Circuito que estreou em setembro e mais que dobrou o número de participantes do primeiro para o segundo desafio, o Ranking Distrital Trail Run (RDTR) dá andamento ao calendário neste domingo, 05, com a etapa Humaitá x Penido. Dessa vez, os trajetos são de 23km e 9km, e os participantes devem ficar atentos, pois cada largada será realizada num local e horário.
A categoria Longo larga às 8h, na Praça de Penido, e segue para Humaitá, tendo a chamada “árvore gigante” (bastante conhecida entre os praticantes de mountain bike) como uma das atrações do percurso. Já os integrantes da modalidade Curto começam a prova às 9h, na Praça de Humaitá, para onde retornam após o trajeto dentro da localidade. Em ambos os casos, a entrega do número de peito termina 15 minutos antes da prova.
Transporte e mais
Quem for utilizar o transporte da cidade precisa se atentar. Para os corredores dos 23km, as opções são o ônibus de viagem para Lima Duarte, que sai da Praça da Estação, às 6h, ou as linhas 742 e 745 (ambas Rosário), que partem do Mister Shopping, às 6h20 e 6h45, respectivamente. Já para os inscritos nos 9km, a linha disponível é a 740 (Humaitá), às 6h40, também no Mister Shopping.
A previsão é de dia ensolarado e os trajetos possuem pouca sombra. Por isso, a organização destaca a importância dos atletas passarem protetor solar e, os que tiverem, levarem cinto ou mochila de hidratação como complemento aos pontos de água.
Atrativos
Idealizador do RDTR, o professor Heraldo Maciel comemora o preenchimento das 150 vagas destinadas à etapa, a exemplo da anterior, e antecipa o que os participantes podem esperar de cada disputa. “Para o Longo, o atrativo é a experiência diferente de largar em um local e chegar em outro, passar debaixo da ‘árvore gigante’ e enfrentar pelo menos três subidas mais desafiadoras. Já o Curto terá um percurso com altimetria baixa e passando por uma moderna fazenda no início, além de granjeamentos e um visual único da serra de Humaitá e do pico Cabeça de Formiga”. Veja trechos do percurso!
Os corredores recebem vale-lanche e kit frutas no pós-prova, mas também podem aproveitar o passeio para adquirir produtos locais. “Quem curte aquele queijo minas totalmente artesanal ou leite puro, direto da fazenda, deve levar dinheiro em espécie. Não costumam aceitar pix nem cartão”, brinca o organizador.
Premiação e fomento
Todos que cruzarem a linha de chegada ganham mais uma medalha especial, que vai integrar a mandala com o mapa de Juiz de Fora ao final do circuito. No mesmo sentido, os três primeiros colocados gerais e de cada faixa etária (10 em 10 anos) serão contemplados com um troféu triangular, que vai formar uma pirâmide pentagonal para quem concluir todas as etapas.
O Ranking Distrital Trail Run tem o objetivo de fomentar o turismo esportivo pela região rural de Juiz de Fora. A primeira etapa passou por Rosário e Valadares, enquanto a segunda percorreu Caeté e Sarandira. A quarta, prevista para abril, vai contemplar Chapéu D’Uvas, Dias Tavares e Paula Lima. Já o quinto e último desafio, inicialmente em julho, será realizado em Monte Verde e Torreões. As datas serão confirmadas após a divulgação dos calendários oficiais do Ranking de Corridas da cidade e do G10 Zona da Mata.
*O Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação, cobertura fotográfica e cobertura jornalística do RDTR.