RDTR Caeté x Sarandira tem vitória de Tiago Valle e Thais Matta

*Priscila Oliveira

A chuva deu uma trégua durante o dia, mas os temporais ao longo da semana foram suficientes para deixar os desafios do Ranking Distrital Trail Run (RDTR) ainda melhores. A segunda etapa do circuito foi realizada no último domingo, 04, movimentando os distritos rurais de Caeté e Sarandira, na região Sudeste de Juiz de Fora.

Essa foi a primeira vez que o juiz-forano, que reside em Lima Duarte, venceu uma disputa (Foto: Priscila Oliveira/Rumo Certo)

No trajeto principal, de 24km, o atleta local Tiago Valle, que reside em Lima Duarte e foi vice-campeão da primeira etapa, saltou para o lugar mais alto do pódio e comemorou sua primeira vitória geral numa disputa. “Apesar de morar numa cidade que me favorece nesse tipo de treino, meu histórico com cigarro e balada pesa bastante. O pulmãozinho chia e mia igual gato na subida. Mas, deu bom, graças a Deus. Foi uma prova duríssima, com muitas subidas, concorrentes fortes e um visual sensacional”, relatou. Ele completou o percurso em 1h53min49s. “Dei sorte que alguns erraram o caminho. O cavalo passou arreado na minha frente, eu montei nele e sentei a espora. Na próxima etapa, eu e o Rogerião [campeão de Rosário x Valadares] vamos quebrar tudo. Tenho que treinar muito e subir muito mais morros para tentar acompanhá-lo, porque ele é monstro”. José Ricardo dos Reis (Torreões) e César Durão (Talita Antunes Assessoria) terminaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Rogério Filho (Super Amigos, 2h14min13s), Marcelo Martins e Edson Santos (Super Amigos) percorreram 30km e, por isso, foram premiados numa categoria à parte, excepcionalmente.

Atleta local manteve liderança da categoria feminina (Foto: Hugo Keyler/Rumo Certo)

Entre as mulheres, Thais Matta (Gilberto Roque) se manteve na liderança com 2h07min36s, uma semana após garantir a sétima colocação geral e primeira por faixa etária da Uphill Marathon Corcovado, no Rio de Janeiro. “Esse não era meu planejamento inicial, mas consegui correr bem durante a semana – não exagerei, não extrapolei em nada e fiz tudo que meu fisioterapeuta e treinador pediram. Eu estava bem, mas achei essa prova até mais difícil que a Uphill. Não sei se foi porque meu corpo já estava cansado, mas o trail run também exige mais, por causa do terreno irregular, das pedras e morros”, avaliou. “As altimetrias foram bem parecidas, mas achei aqui mais difícil. Essa etapa foi muito legal – até fiz uma filmagem no ponto mais alto, perto do Km 14. Valeu super a pena participar”. Eronilda Nascimento (Motivação) e Mariângela Jenevain (Vem Correr) completaram a premiação.

Nos 9km, Julio Lima (39min17s), Diego Rodrigues (Time Bastos) e Bruno Monteiro (Mega Academia/VidAtiva) formaram o pódio geral masculino, enquanto Vanessa Rangel (46min16s), Ana Caroline Oliveira (Chacarense) e Neusa Tomaz (Denise Machado) foram premiadas no feminino.

Resultados RDTR Caeté x Sarandira.

Segundo o professor Heraldo Maciel, organizador do RDTR, a participação dobrada de participantes deixou o evento ainda mais especial. “Teve um momento meio crítico, por causa dos atletas que erraram o trajeto, mas no final foi muito bacana. Todo mundo elogiando demais, falando que vai voltar e que o evento está de parabéns. Creio que tenha sido um desafio muito interessante, porque tinha muita lama no percurso, muita poça d’água. Agora a expectativa é para a terceira etapa, no dia 05 de fevereiro, que vai ser um desafio novo”, adiantou. “A distância longa vai ter cerca de 22km, com largada em Penido e chegada em Humaitá, enquanto os atletas dos 9km vão correr dentro de Humaitá. Vai ter alguns atrativos bem interessantes, que são conhecidos principalmente pelo pessoal do mountain bike, como a Serra das Araras e a Árvore Gigante”.

*O Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação e cobertura do Ranking Distrital Trail Run.

Compartilhe em suas redes sociais