Pedro Henrique Archanjo e Cida Rosa lideram a 3ª Corrida Rústica Ronaldo da Costa

*Priscila Oliveira

Realizada no último domingo, 21, em Descoberto, a 3ª Corrida Rústica Ronaldo da Costa movimentou cerca de trezentos e cinquenta atletas de toda a região em mais uma etapa do Ranking G10 Zona da Mata. Seguindo as duas primeiras disputas do calendário, a prova teve distância de 7km, com largada e chegada na Praça Caboclo Teixeira. Porém, a grande atração foi a presença do recordista mundial e campeão da São Silvestre, que deu nome ao evento.

Recordista mundial de maratona e campeão da São Silvestre foi o grande anfitrião do evento (Foto: Priscila Oliveira/Rumo Certo)

Ao contrário de 2019, Ronaldo não conseguiu correr nessa edição. “Já vim resfriado de Brasília, tive uma diarréia de sábado para domingo e achei melhor me resguardar. Fiquei com vontade, mas deu para controlar. Gosto de participar para incentivar a galera, mas jamais buscando alto rendimento. Isso é algo que eu não quero mais. Chega”, brincou.

Morando na capital federal há alguns anos, ele se alegrou em retornar ao município onde nasceu. “Eu gosto muito de estar com a galera e fiquei feliz por ter voltado a Descoberto. Fazia mais de um ano que eu não vinha. Fiquei feliz de ver o povo, a galera da região – e sempre brincando, que é o meu jeito de ser. Espero que tenha o evento ano que vem de novo”.

Campeões de novo

Terceiro colocado geral do G10 em 2019 e sexto no ano passado, o atleta e treinador Pedro Henrique Archanjo (Luiz Bastos/Projeto Corra), de Bicas, voltou a liderar um desafio do Ranking com o tempo de 25min14s. “Como todas as provas da região têm muito morro, a gente sempre precisa treinar e isso não foi um problema. Para mim, o pior foram as pedras, porque elas eram meio pontiagudas e foi bem difícil tentar correr num ritmo mais forte”, analisou.

Atletas de Bicas e Brás Pires voltaram ao topo do pódio no G10 Zona da Mata (Foto: Hugo Keyler/Rumo Certo)

Para o campeão, que foi acompanhado por Costa nos metros finais do trajeto, a vitória foi especial. “A gente já vem para Descoberto na esperança de estar com ele, por ser uma homenagem. Então, ele estar esperando com a bandeira da cidade na mão e correr do meu lado foi uma emoção muito grande. É um dos maiores corredores do país. Demos um abraço depois da chegada, e foi uma honra. Ganhar a prova que leva o nome dele foi mais honroso ainda”.

Entre as mulheres, a dianteira ficou com Cida Rosa (J. A. Rabelo Ass. Esp), em 33min07s. Natural de Brás Pires, mas residente em São João Nepomuceno, a atual vice-campeã do circuito retornou às corridas após um afastamento por problemas de saúde. “A galera já veio treinar aqui mais de uma vez, e a gente estranhou o percurso, por causa dos morros. Mas, estamos acostumados com esse tipo de treino em São João, e foi tranquilo. A prova foi boa, bem organizada e o pessoal me ajudou a dar um gás no finalzinho”, comentou. “Participar de um evento com o Ronaldo da Costa estimula muito. Ele conseguiu um grande feito, e a gente fica se inspirando nele. Quem sabe algum dia conseguimos algo assim também”.

Pódios e elogios

Gustavo Almeida (Guarani), Marco Antônio Cândido (Nativos/Rochedo de Minas), Leandro de Paula (Descoberto Runners/Descoberto) e João Lucas Dornellas (Guarany Runners/Guarani) completaras as cinco primeiras posições masculinas, respectivamente. Já na categoria feminina, Eronilda Nascimento (Goianá Sports/Goianá), Ivaniz Ribeiro (Chácara), Ana Caroline Oliveira (Chácara) e Talita Oliveira (Guarany Runners/Guarani) terminaram entre a segunda e a quinta colocações.

Resultados 3ª Corrida Rústica Ronaldo da Costa.

Organização já prevê edição da prova em 2024, dentro do circuito regional novamente (Foto: Priscila Oliveira/Rumo Certo)

De acordo com o Diretor de Esportes de Descoberto, Bruno Eliziário, a estreia do evento no Ranking G10 Zona da Mata teve saldo bastante positivo. “A gente fica muito tenso e perde algumas noites de sono, porque é uma responsabilidade muito grande. Ficamos um pouco preocupados, porque quisemos fazer um percurso mais dentro da cidade e tivemos medo do pessoal de fora se perder. Mas, foi tudo bem marcado e os corredores conseguiram fazer uma prova tranquila”, destacou.

Segundo o organizador, que já havia participado da corrida como staff e atleta, a próxima edição está garantida. “Tivemos um aquecimento muito legal, apresentação musical e um café da manhã que atendeu muito bem aos corredores, antes e depois da prova. Recebemos muitos elogios, e isso foi muito bom. Ano que vem, com certeza tem mais. Vamos continuar firmes no G10”.

Inscreva-se no próximo desafio do G10: 4ª Corrida Rústica de Piraúba.

* O Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação, cobertura fotográfica e cobertura jornalística de todas as etapas do Ranking G10 Zona da Mata desde a primeira edição, em 2019.

Compartilhe em suas redes sociais