*Priscila Oliveira
Realizada no último domingo, 21, em Descoberto, a 3ª Corrida Rústica Ronaldo da Costa movimentou cerca de trezentos e cinquenta atletas de toda a região em mais uma etapa do Ranking G10 Zona da Mata. Seguindo as duas primeiras disputas do calendário, a prova teve distância de 7km, com largada e chegada na Praça Caboclo Teixeira. Porém, a grande atração foi a presença do recordista mundial e campeão da São Silvestre, que deu nome ao evento.
Ao contrário de 2019, Ronaldo não conseguiu correr nessa edição. “Já vim resfriado de Brasília, tive uma diarréia de sábado para domingo e achei melhor me resguardar. Fiquei com vontade, mas deu para controlar. Gosto de participar para incentivar a galera, mas jamais buscando alto rendimento. Isso é algo que eu não quero mais. Chega”, brincou.
Morando na capital federal há alguns anos, ele se alegrou em retornar ao município onde nasceu. “Eu gosto muito de estar com a galera e fiquei feliz por ter voltado a Descoberto. Fazia mais de um ano que eu não vinha. Fiquei feliz de ver o povo, a galera da região – e sempre brincando, que é o meu jeito de ser. Espero que tenha o evento ano que vem de novo”.
Campeões de novo
Terceiro colocado geral do G10 em 2019 e sexto no ano passado, o atleta e treinador Pedro Henrique Archanjo (Luiz Bastos/Projeto Corra), de Bicas, voltou a liderar um desafio do Ranking com o tempo de 25min14s. “Como todas as provas da região têm muito morro, a gente sempre precisa treinar e isso não foi um problema. Para mim, o pior foram as pedras, porque elas eram meio pontiagudas e foi bem difícil tentar correr num ritmo mais forte”, analisou.
Para o campeão, que foi acompanhado por Costa nos metros finais do trajeto, a vitória foi especial. “A gente já vem para Descoberto na esperança de estar com ele, por ser uma homenagem. Então, ele estar esperando com a bandeira da cidade na mão e correr do meu lado foi uma emoção muito grande. É um dos maiores corredores do país. Demos um abraço depois da chegada, e foi uma honra. Ganhar a prova que leva o nome dele foi mais honroso ainda”.
Entre as mulheres, a dianteira ficou com Cida Rosa (J. A. Rabelo Ass. Esp), em 33min07s. Natural de Brás Pires, mas residente em São João Nepomuceno, a atual vice-campeã do circuito retornou às corridas após um afastamento por problemas de saúde. “A galera já veio treinar aqui mais de uma vez, e a gente estranhou o percurso, por causa dos morros. Mas, estamos acostumados com esse tipo de treino em São João, e foi tranquilo. A prova foi boa, bem organizada e o pessoal me ajudou a dar um gás no finalzinho”, comentou. “Participar de um evento com o Ronaldo da Costa estimula muito. Ele conseguiu um grande feito, e a gente fica se inspirando nele. Quem sabe algum dia conseguimos algo assim também”.
Pódios e elogios
Gustavo Almeida (Guarani), Marco Antônio Cândido (Nativos/Rochedo de Minas), Leandro de Paula (Descoberto Runners/Descoberto) e João Lucas Dornellas (Guarany Runners/Guarani) completaras as cinco primeiras posições masculinas, respectivamente. Já na categoria feminina, Eronilda Nascimento (Goianá Sports/Goianá), Ivaniz Ribeiro (Chácara), Ana Caroline Oliveira (Chácara) e Talita Oliveira (Guarany Runners/Guarani) terminaram entre a segunda e a quinta colocações.
Resultados 3ª Corrida Rústica Ronaldo da Costa.
De acordo com o Diretor de Esportes de Descoberto, Bruno Eliziário, a estreia do evento no Ranking G10 Zona da Mata teve saldo bastante positivo. “A gente fica muito tenso e perde algumas noites de sono, porque é uma responsabilidade muito grande. Ficamos um pouco preocupados, porque quisemos fazer um percurso mais dentro da cidade e tivemos medo do pessoal de fora se perder. Mas, foi tudo bem marcado e os corredores conseguiram fazer uma prova tranquila”, destacou.
Segundo o organizador, que já havia participado da corrida como staff e atleta, a próxima edição está garantida. “Tivemos um aquecimento muito legal, apresentação musical e um café da manhã que atendeu muito bem aos corredores, antes e depois da prova. Recebemos muitos elogios, e isso foi muito bom. Ano que vem, com certeza tem mais. Vamos continuar firmes no G10”.
Inscreva-se no próximo desafio do G10: 4ª Corrida Rústica de Piraúba.
* O Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação, cobertura fotográfica e cobertura jornalística de todas as etapas do Ranking G10 Zona da Mata desde a primeira edição, em 2019.