*Priscila Oliveira
Se o bom filho à casa torna, é exatamente essa a sensação que toma conta dos moradores e de um dos grandes nomes do atletismo mundial às vésperas do fim de semana. Isso porque, a personalidade mais ilustre de Descoberto retorna ao município que o viu crescer e se desenvolver como fundista, especialmente para ser o grande homenageado da corrida rústica que carrega seu nome e chega à terceira edição, neste domingo, 21. Ronaldo da Costa desembarca amanhã, 19, no Aeroporto Regional, em Goianá, cheio de gratidão e expectativa pelos próximos dias na terra natal.
“Receber homenagem é sempre muito bom, mas principalmente quando é em vida. Agradeço tudo o que sou, como pessoa e como atleta, à minha família e ao prefeito Paulo de Lima, que é pai do Marcão (atual prefeito) e descobriu meu talento”, enfatiza. “Sempre gostei de futebol e capoeira. Até que, no dia 30 de maio de 1987, às 16h e com 16 anos, eu participei de uma corrida de 10km, feita pelo Paulo. Fui segundo colocado geral e foi assim que tudo começou”.
O primeiro título de visibilidade nacional veio em 1994, na Corrida de São Silvestre, quando quebrou o jejum de vitórias brasileiras após quase uma década. No ano seguinte, conquistou medalha de bronze nos 10.000m dos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, na Argentina. Em 96, disputou a mesma distância nas Olimpíadas de Atlanta, nos Estados Unidos. Porém, o momento que o colocou no panteão do esporte internacional ocorreu em 1998 – mais precisamente no dia 20 de setembro, em Berlim, na Alemanha.
Foi nessa data que Ronaldo da Costa se tornou a primeira pessoa a correr 42km num ritmo inferior a 3 minutos por quilômetro e estabeleceu o novo recorde mundial de maratona: 2h06min05s. Vale destacar que essa era apenas a segunda prova dele nos 42.195 metros. Outro ponto digno de nota é que a marca permaneceu sendo recorde brasileiro e sul-americano até o ano passado.
Felicidade de conquistar o mundo
Entre outros países, o mineiro já esteve no Japão, Inglaterra, Noruega e Guatemala. “Um menino negro, pobre e de família humilde, de repente conquistar o mundo, é muita felicidade. Passa um filme na minha cabeça, são muitas lembranças. Mas, volto sempre que posso, pois gosto de estar em Descoberto. Eu amo a minha cidade”, enfatiza.
Morando em Brasília há alguns anos, o caçula de onze irmãos revela estar satisfeito, mas não abre mão de manter suas raízes. “Sempre falo da minha cidade com orgulho e fico muito, muito feliz mesmo, de poder estar aí novamente. Estou ansioso para ver meus amigos da antiga, de Juiz de Fora e toda Zona da Mata. Também estarei aberto para falar com quem ainda não me conhece. Acho importante essa interação. Esperem, que eu tô chegando”.
Orgulho da cidade
A programação da 3ª Corrida Rústica Ronaldo da Costa começa às 6h45, com entrega de chip retornável e café da manhã. A distancia é de 7km, com largada e chegada na Praça Caboclo Teixeira, a partir de 8h. “O percurso passa dentro da cidade, por calçamento de pedra, estrada de chão e asfalto. Tem uns morrinhos bacanas”, adianta o Diretor de Esportes Bruno Eliziário. Veja um trecho do percurso!
Organizador do evento, ele define a presença de Ronaldo da Costa como ponto alto da prova. “É uma satisfação muito grande. Temos muito orgulho do que ele representa para Descoberto, o país e o mundo. Temos muitas recordações da época em que ele foi campeão e da festança que foi aqui no município”.
São cerca de 350 inscritos. Todos que completarem o trajeto ganham medalha de participação e ainda concorrem ao sorteio de duas réplicas da medalha da Maratona de Berlim. Os cinco primeiros colocados gerais, das faixas etárias e três primeiros atletas PCD (pessoas com deficiência) recebem troféu, nas categorias masculinas e femininas.
* O Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação, cobertura fotográfica e cobertura jornalística de todas as etapas do Ranking G10 Zona da Mata desde a primeira edição, em 2019.