*Priscila Oliveira
Localidade que tem se tornado referência em grandes disputas de corrida, a exemplo da Meia Maratona e das 10 Milhas, Chiador volta a oferecer uma programação essencialmente esportiva, neste domingo, 02. Dessa vez, o foco são os ciclistas, com a realização do 3º Desafio de MTB do município. O evento bateu o limite de vagas e alcançou duzentos inscritos no trajeto de 40km, com largada e chegada na Praça Central, a partir de 9h.
“O percurso é bem duro, mas rápido. Uma dica que a gente dá é para os atletas tomarem cuidado com as descidas, porque algumas são bem rápidas e podem ter curvas mais difíceis de fazer. E virem preparados, porque vai ser uma prova intensa e com subidas bem duras, principalmente na parte final, próximo aos quilômetros 37 e 38. Esse é o trecho que deve decidir a prova”, antecipa o organizador Diogo Fiochi.
Ele explica que foi necessária uma alteração de última hora para garantir a segurança dos participantes. “A prova vai dar uma volta de 5km no asfalto (2,5km indo e 2,5km voltando), porque o local que pensamos inicialmente está com muito boi na estrada e isso poderia ser perigoso”. Além disso, a mudança trouxe outros aspectos positivos. “Também optamos por esse reajuste para a prova passar dentro da cidade e a população ver os atletas em ação, porque isso é muito legal e favorece que os moradores acompanhem e interajam com o evento um pouco mais, e não assistam apenas a largada e a chegada”, destacou.
Confiança, programação e premiação
Segundo Diogo, a estrutura do 3º Desafio de MTB Chiador já está toda montada, desde o início da semana. “Os preparativos estão a todo vapor e as expectativas são as melhores possíveis. Esgotamos o número de inscritos, o que significa que a prova teve uma boa aceitação entre os praticantes de mountain bike. Isso deixa a gente muito feliz, porque é sinal de que as pessoas estão confiando no nosso trabalho e nos eventos que estamos oferecendo”.
A programação começa com entrega de kit (número de peito e chip retornável), de 7h às 8h30, e todos que completarem o trajeto ganham medalha. Na premiação geral, além de troféu, os cinco primeiros colocados masculinos e femininos recebem quantias entre R$ 1.500 e R$ 500, de acordo com a ordem de chegada – totalizando 10 mil reais em prêmios. Já nas faixas etárias, também em ambas as categorias, os três primeiros colocados ganham troféu.
* O Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação, cobertura fotográfica e cobertura jornalística deste evento.