Glauber Cunha e Renata Dias são os grandes campeões do Desafio MTB Race Chiador

*Reportagem: Priscila Oliveira

Eles driblaram uma exaustiva onda de calor, trechos em paralelepípedo, estradas de chão e terra, dominando subidas e descidas para lá de exigentes no município que tem se destacado cada vez mais quando o assunto é evento esportivo. Foi assim que os atletas fluminenses Glauber Cunha (Clicle Dois Irmãos/Universo Natural/Horse Power/Solifes) e Renata Dias (Irmãos Dias MTB) chegaram ao topo do pódio do 1º Desafio MTB Race Chiador, realizado neste domingo, 17. Confira a largada, na Praça Central.

Caindo a ficha

Nove vezes campeão carioca pela categoria Master A2 (35 a 39 anos) e quinto colocado geral do 3º Desafio de MTB Chiador, no ano passado, o representante de Paracambi, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, liderou a classificação da disputa de 52km com 1h51min25s. “Ganhei algumas em 2019, mas depois tive covid e agora estou voltando à alta performance. Comecei a pré-temporada em novembro, vim trabalhando e fazendo algumas provas-testes desde fevereiro. Essa aqui foi mais uma e a primeira corrida com grandes nomes que eu venci de 2020 para cá. Um divisor de águas, que me mostrou que estou num bom nível para disputar com outros atletas do Brasil”, enfatizou.

Atletas de Paracambi e Santo Antônio de Pádua lideraram disputa de 52km em 1h51min25s e 2h20min45s (Foto: Priscila Oliveira/Rumo Certo)

Com três provas seguidas nas próximas semanas e o Pan-Americano de MTB entre os principais desafios da temporada, Glauber ressaltou a qualidade técnica dos adversários como um dos grandes destaques da competição. “Essa prova estava mais dura, em questão de trajeto e dos concorrentes também. Tinha até atleta profissional entre a gente, mas já cheguei com o objetivo de ganhar. Percurso muito desafiador, diversificado e seletivo. Muita subida dura e rápida, que foi separando a galera. Ficamos em quatro pessoas, depois diminuiu para três, até ficar eu e mais um. No último quilômetro, assumi a liderança e consegui abrir um ‘gap’ de uns 20 segundos. Ainda não caiu a ficha de ser campeão numa prova desse nível”.

Entre a segunda e a quinta colocações ficaram Isaías Teixeira (Elite Bike Show/Montanha Cup, 1h51min38s), de Nova Friburgo; Maicke Monteiro (Swift Carbon Pro Cycling, 1h52min13s), de Natividade; Luís Fernando Fortunato (Base Assessoria, 1h53min11s), de Campos dos Goytacazes; e Robson Ferreira (Go Treinos, 1h56min18s), de Mendes. Live de chegada!

Em busca do melhor e reconhecimento

Estreante na cidade, Renata marcou 2h20min45s e levou o município de Santo Antônio de Pádua, no noroeste fluminense, à dianteira da categoria feminina. “Sempre vou para as corridas com expectativa de vencer, porém respeitando minhas adversárias. Tenho em mente que vencer nem sempre é possível, mas busco me preparar com a intenção de entregar meu melhor todas as vezes”, ponderou. Atual campeã carioca de XCM e Uphill, entre outros títulos gerais e na elite, a autointitulada “amante de musculação” exaltou a experiência em solo chiadorense. “Minas nunca decepciona. O percurso correspondeu a todas as minhas expectativas e foi bem como eu gosto, com terreno ondulado e bem rolado. Uma prova bem explosiva. Estou muito feliz com a vitória e posso dizer que abri muito bem a temporada 2024. Parabéns aos organizadores”.

Ela foi premiada ao lado da petropolitana Franciele Batista (Cirex, 2h25min27s), da rio-pombense Rejane Santiago (MTB Rio Pomba, 2h30min46s) e das conterrâneas Roberta Amorim (Team Cirex, 2h31min22s) e Aline Vieira (Wolf Treinamento Especializado, 2h31m53s), respectivamente.

Com 200 vagas esgotadas, evento desafiou ciclistas de toda a região pelas ruas, estradas e montanhas chiadorenses (Foto: Priscila Oliveira/Rumo Certo)

Para o organizador Diogo Fiochi, a edição de estreia do MTB Race foi um sucesso, a começar pelo esgotamento das 200 vagas disponibilizadas e a premiação total em dinheiro, que chegou a R$ 15 mil. “Isso foi um sinal de que os atletas estão reconhecendo o nosso trabalho. Tem algumas coisas que podemos melhorar ainda mais, mas o saldo do evento foi extremamente positivo. Tivemos um nível técnico bem mais alto que o do Desafio MTB, o que deixou a prova mais disputada e mais interessante – tanto que ela foi decidida nos últimos metros no masculino. No feminino, foi um pouco mais espaçada, mas tivemos uma adesão maior e as meninas também mandaram muito bem. Estamos realizados, satisfeitos e esperamos que a galera volte nas próximas”.

Resultados: GERAL MASCULINO  GERAL FEMININO  FAIXA FEMININA  FAIXA MASCULINA

* O Rumo Certo é mídia oficial de divulgação, cobertura fotográfica e cobertura jornalística de todos os eventos esportivos de Chiador, desde 2022.

** Receba todas as atualizações do Rumo Certo pelo WhatsApp. CLIQUE AQUI!

Compartilhe em suas redes sociais