*Priscila Oliveira
As ruas do município de Mercês, a cerca de 115km de Juiz de Fora, foram tomadas por atletas de toda a região durante as atividades da 10ª Corrida Rústica Saúde e Vida sem Drogas, no último domingo, 12. Para os cerca de 270 participantes, a manhã do Dia dos Namorados começou entre os tradicionais trajetos de 10km e 5km, com concentração na Praça Bias Fortes.
No percurso principal, o primeiro a cruzar a linha de chegada foi o maratonista Gilberto Lopes (Marinha do Brasil), de São Miguel do Anta, com o tempo de 31min07s. Hexacampeão brasileiro de cross country e dono de uma série de títulos importantes, dentro e fora do país, ele estreou na cidade abrindo uma vantagem de quatro minutos para o segundo colocado. “É a primeira vez que venho aqui, a convite da Amanda. Ela sempre me chamou para conhecer a cidade e essa foi uma ótima oportunidade, porque serviu como preparação para a Maratona do Rio, domingo que vem. Estou um pouco lento devido aos treinos específicos, mas foi um ótimo teste. Este ano ainda vou participar do Troféu Brasil e a previsão também é correr a Maratona de Toronto, no Canadá, em outubro”, revelou. Raimundo Nonato Pereira, de Nova Lima, e os juiz-foranos Flávio Stumpf, Eberth Silva e Jocemar Corrêa completaram o pódio geral masculino entre a segunda e a quinta colocações, respectivamente.
Na categoria feminina, Amanda Oliveira (Amanda Oliveira/ Real Mercês) fez as honras da casa, mais uma vez, subindo ao lugar mais alto do pódio com a marca de 34min55s e quase seis minutos de vantagem. “Meu objetivo era fazer os 10km num ritmo mais forte mesmo, porque semana que vem tem uma grande disputa para mim, uma grande meta, onde quero melhorar minha marca na Meia Maratona do Rio, sábado. Conto com a torcida de todos vocês”, antecipou. “Fico muito feliz por cada um que superou seus desafios, dos mais aos menos experientes. Sempre falo que o esporte transforma muito a vida da gente, faz conhecermos pessoas maravilhosas e superarmos nossos limites. Agradeço a todos que estiveram presentes, peço desculpas por qualquer falha e aguardamos vocês novamente ano que vem, se Deus quiser”.
Grande alegria
Uma das responsáveis pela organização e professora de educação física, Amanda se emocionou em vários momentos, prestou homenagens e fez questão de reforçar seus laços com a cidade e quem prestigia seu trabalho. “Esse evento foi muito marcante para mim, por ser a nossa décima edição. Foi aqui que dei meus primeiros passos na corrida, através do meu grande incentivador, Reinaldo Simplício. Foi maravilhoso, porque valorizamos os atletas de elite, os amadores e eu senti o carinho de todo mundo – da minha família, patrocinadores, apoiadores, dos meus alunos e todos que estiveram aqui. Estar na minha cidade é sempre muito gratificante, é uma grande alegria”, celebrou.
Paula Adriana dos Santos (All Lima), de Belo Horizonte; Aline Barbosa (Amanda Oliveira/ Real Mercês), de Juiz de Fora; Talita Antunes (ProSport), de Mercês; e Maria Aparecida Rosa (Nativos), de São João Nepomuceno, nessa ordem, completaram a premiação geral entre as mulheres.
5km e hospitalidade
Já nos 5km, o pódio masculino foi formado por Adan Matos (Mega/ CRIA UFJF, Juiz de Fora, 17min57s), Diego Rodrigues (Luiz Bastos, Juiz de Fora), Welker Rodrigues (Luiz Bastos/ Jaguar, Rio Novo), Dênis Willian Quintiliano (Mega Academia, Juiz de Fora) e Filismino de Andrade (Dono Runners, Dona Euzébia). No feminino, foram premiadas Samira Santana (Pé de Vento, Guarani, 20min36s), Marcela Rocha (Acar/ Fast Run, Ubá), Letícia Gonçalves (Rio Pomba Run, Rio Pomba), Daiana Vieira (Rio Pomba) e Fátima Archetti (Ligeirinhos, Juiz de Fora).
Idealizador do evento, iniciado através de um projeto da Polícia Militar com escolas do município, o também atleta Reinaldo Simplício comemorou a marca de dez anos da Corrida Rústica Saúde e Vida sem Drogas. “Superou todas as expectativas e foi muito especial, por voltarmos após dois anos de pandemia. Deu para ficar alegre e lavar a alma no percurso. Recebemos muitos elogios ao final da prova e isso é muito gratificante. Foi muito prazeroso. Graças a Deus, a cidade está ficando mais conhecida a cada ano que passa, não só por causa da Amanda, mas pela receptividade que damos aos atletas de fora. A hospitalidade é a principal característica do povo de Mercês. Esse é o nosso diferencial”.
CLIQUE AQUI para acessar os resultados da 10ª Corrida Saúde e Vida sem Drogas.
*Pelo terceiro ano consecutivo, o Rumo Certo foi a mídia oficial de divulgação e cobertura deste evento.