Corrida Rústica Saúde e Vida sem Drogas, em Mercês, chega à décima edição

*Priscila Oliveira

Conhecida por ser realizada pela equipe Real Mercês e assim chamada desde 2010, a Corrida Saúde e Vida sem Drogas chega à décima edição neste domingo, 12, movimentando o município de mesmo nome nos já tradicionais percursos de 10km e 5km, com largada e chegada na Praça Bias Fortes, a partir de 8h.

Idealizador do evento e policial militar, o também atleta Reinaldo Simplício lembra que essa prova foi concebida dentro da escola, quando ainda aplicava o programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC), através de um projeto de polícia comunitária. A principal ação desenvolvida com os estudantes para colocar as diretrizes em prática foi a criação da corrida. “O objetivo era incentivar a prática desportiva e dar uma ocupação aos alunos da Escola Estadual Sena Figueiredo. Através dessa corrida, criamos a equipe de atletismo Real Mercês, que começou com aproximadamente 40 crianças e trouxe grandes alegrias, coletivas e individuais, à cidade”.

Reinaldo Simplício e Amanda Oliveira (segundo e terceira da esq. p/ dir.) com a equipe Real Mercês na edição de 2018 (Foto: Hugo Keyler/arq. Rumo Certo)

Ele enfatiza que foi exatamente assim que foi revelada “uma das principais atletas da atualidade, campeã pan-americana de cross country e postulante a uma das vagas para as próximas olimpíadas, Amanda Oliveira” – ao que a pupila, colega de equipe, braço direito na realização do evento já há alguns anos e agora professora de Educação Física também se emociona. “É muito gratificante realizar a décima edição dessa corrida, porque foi aqui onde tudo começou. Vai ser um evento muito marcante, por eu estar num momento muito especial da minha trajetória esportiva, conseguindo alcançar grandes resultados. Fico muito feliz com a presença de cada pessoa que vai estar com a gente, desde os meus alunos, amigos e familiares até os corredores de toda a região. Tenho certeza de que vai ser um momento lindo, e que todo mundo vai gostar e sair satisfeito de ter completado seu desafio”, retribui.

Amanda reforça, ainda, que ambos os trajetos são planos, possibilitando a cada participante o cumprimento de sua meta individual na distância escolhida. E aproveita para deixar um recado especial. “Sabemos que o esporte transforma a vida da gente, assim como transformou a minha. É saúde, bem-estar, superação, disciplina, paciência e persistência. Cada um ultrapassa seus próprios obstáculos, conciliando a vida, a família e tantos outros afazeres, sem deixar de fazer o que ama, que é correr. Desejo boa prova e que Deus abençoe a todos”.

Largada da corrida em 2019 marca a expectativa pela retomada do evento após a pandemia (Foto: Hugo Keyler/arq. Rumo Certo)

Premiação

A programação começa com entrega de kit (camisa, número de peito e alfinetes), de 6h às 7h30. Os integrantes dos 10km largam às 8h, enquanto os dos 5km iniciam cinco minutos depois. Todos quem cruzarem a linha de chegada ganham medalha.

Na prova principal, além de troféu, os cinco primeiros colocados gerais, masculinos e femininos, recebem premiação em dinheiro (de R$ 1.000 a R$ 200, respectivamente). Também serão contemplados com troféu nos 10km os 5 primeiros atletas de Mercês, bem como os 3 primeiros de cada faixa etária (5 em 5 anos) e nas categorias Segurança Pública e PCD (pessoas com deficiência), de ambos os sexos. Já nos 5km, haverá apenas premiação geral para os cinco atletas que chegarem na frente, igualmente entre os homens e as mulheres.

*Pela terceira edição consecutiva, o Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação e cobertura deste evento.

Compartilhe em suas redes sociais