*Priscila Oliveira
Há pelo menos oito anos, Amanda Oliveira (Sicoob/Nutrimais/Pref. Mercês) e Aline Barbosa (Mais Bella Estética/Zaap) figuram entre os principais destaques femininos da região em corridas de rua. Além da paixão pela modalidade, cursaram Educação Física juntas e, entre outros resultados expressivos, possuem vários títulos de campeãs do Ranking de Juiz de Fora – um dos mais tradicionais do país. No último dia 21, as mineiras disputaram a meia maratona da Asics Golden Run SP e fizeram bonito na capital paulista.
Campeã da prova no ano passado, a mercesana cruzou a linha de chegada em 1h18min19s e garantiu o vice-campeonato nesta edição, que teve largada e chegada no Parque do Povo, às 6h. “Fiquei com um pouco de medo de correr, por conta de tudo que aconteceu com o meu pé esquerdo. Eu já estava com um desconforto aqui no Brasil, acabei torcendo o pé direito na Bolívia, mas ainda continuei receosa pelo pé esquerdo. Consegui me recuperar, só que faltaram alguns treinos para chegar na corrida mais confiante”, revelou Amanda.
Para ela, a maior conquista foi não sentir dor durante o trajeto. “Ano passado eu fiz uma marca melhor que a campeã deste ano. Essa foi a minha primeira prova oficial na temporada e só tenho a agradecer a Deus, por me dar força e coragem para não desistir dos meus objetivos. Amo o que faço e as pessoas que torcem ou se inspiram em mim. Isso me faz querer vencer cada vez mais, porque um dia vai ser bom, outro dia vai ser ruim, mas o importante é a resiliência. Não desistir nunca”.
Já Aline não só garantiu a sexta colocação geral entre as mulheres como ainda bateu RP (recorde pessoal) nos 21km, com 1h24min18s. “Eu estava cronometrando cada segundo e foi uma experiência muito interessante. Quando é por colocação, você observa que vai passar as pessoas e fica tranquila, vai naquele ritmo ali. Mas, quando é você contra o relógio, acaba que dá o seu melhor e ponto”.
A juiz-forana, que se prepara para correr 42km pela primeira vez, não teve dúvidas sobre a nova marca. “Não foi fácil, mas eu acreditei e consegui, graças a Deus. Foi incrível essa sensação de buscar meu RP. Meu melhor tempo tinha sido 1h25min23s, na Meia Maratona do Rio. Foi tudo muito perfeito e acho que é uma corrida para quem busca RP mesmo. Agora estou ainda mais confiante para estrear em maratona. Faltam só dois meses para Blumenau”.
Recíproca verdadeira
Amanda fez questão de ressaltar a importância da amiga em sua trajetória. “A minha maior companheira nessa meia maratona foi a Aline – pessoa que admiro muito e é uma inspiração diária de vida para mim. Ela me faz acreditar, mesmo diante das dificuldades e da falta de apoio, porque trabalha o dia todo com estética e ainda acorda cedinho para treinar”, enfatizou. “Fiquei mandando mensagem para ela durante a semana toda, dizendo que a gente estava indo para fazer RP. Quando ela me falou que conseguiu, foi muito marcante, pois é uma amiga de verdade, um presente das corridas para mim, de uma humildade e sinceridade que me encantam”.
Como não poderia deixar de ser, Aline retribuiu o carinho. “A Amandinha ficou no meu pé mesmo. Como ela tinha feito RP nessa prova ano passado e eu já queria buscar o meu, ela botou a maior pilha e realmente aconteceu. Ela é fora da caixa. Se a gente abrir a boca, já era – ela faz acontecer e não abandona a gente de jeito nenhum. Foi muito bom termos ido juntas e visto ela conquistar a segunda colocação, mesmo passando tantos contratempos. Ela arrebentou, foi perfeito”, avaliou. E completou, relembrando os anos de parceria. “Nos conhecemos nas provas do Ranking, mas a amizade se fortaleceu durante a faculdade e por sermos da mesma equipe. É uma pessoa admirável, de muita garra e que incentiva a gente a não ser nada menos que isso também”.