Amanda Oliveira chega ao hexa e Francisco Lima tem vitória inédita na 73ª Corrida da Fogueira

*Priscila Oliveira

Prova mais tradicional de Juiz de Fora e uma das mais antigas do país, a Corrida da Fogueira voltou a movimentar o cenário esportivo local, reunindo 2 mil inscritos entre os trajetos de 7km e 3,5km pela Avenida Rio Branco – a principal da cidade. O evento chegou à septuagésima terceira edição no último sábado, 19, com largada e chegada na praça do bairro Bom Pastor, a exemplo dos anos anteriores.

Da ‘Fogueirinha’ para o topo

Destaque entre os atletas do projeto CRIA UFJF, Francisco Lima (Mega Academia) chegou ao topo da prova mais simbólica do calendário pela primeira vez, cravando 23min34s. Uma conquista com gosto de superação e nostalgia. “Corri doente, estou completamente rouco, mas foi muito legal ganhar a Fogueira. Foi a primeira vez que ganhei a prova adulta, mas foi muito especial para mim, porque a primeira corrida que eu fiz foi a Fogueirinha, em 2010”, lembrou.

A sensação de dever cumprido do juiz-forano também falou mais alto. “Eu sempre pensava: ‘nossa, será que um dia eu vou ganhar a corrida dos adultos?’. Ficava vendo eles correndo, até que eu mesmo corri – e já tinha ficado em segundo lugar duas vezes. Daí, esse ano deu certo e eu consegui ganhar. Fiquei bastante feliz. Foi muito legal”.

Mercesana está invicta na prova desde 2015 e atleta local liderou a disputa pela primeira vez (Foto: arq. pessoal/Amanda Oliveira)

Esforço recompensado

No feminino, Amanda Oliveira (Super Amigos) manteve a invencibilidade acumulada desde 2015. Ela alcançou o hexacampeonato da disputa com o tempo de 25min46s. “Eu precisava fazer um treino forte, e nada melhor que a Corrida da Fogueira para isso. Fiquei muito alegre e muito emocionada por ver que todo treino, toda dedicação e todo esforço estão valendo a pena, apesar de tudo o que preciso abdicar para isso”, destacou.

Dona de títulos nacionais importantes nesta temporada, a atleta de Mercês fez questão de reforçar os laços que a mantém firme e motivada. “Estou muito feliz e grata a Deus pela minha vida, minha linda família, meus amigos e quem está sempre ao meu lado. Só tenho a agradecer por mais uma conquista nessa prova de grande renome em Juiz de Fora”.

Premiados

A classificação geral masculina seguiu com Matheus Batista (Super Amigos), Josué Andrade (Mega Academia), Jocemar Corrêa e Lawrense Makkai (Família Makkai) entre a segunda e a quinta colocações. Na categoria feminina, a premiação foi completada por Aline Barbosa (Mais Bella Estética), Cida Rosa (Nativos), Carlota Gomes (Nativos) e Natália Fernandes, respectivamente. Já por equipes, subiram ao pódio Nativos, Mega Academia e Super Amigos, nas masculinas, e Nativos, Gilberto Roque e Prosport, nas femininas. A Paradesporto SEL venceu entre os grupos PCD (pessoas com deficiência) nas duas categorias.

Resultados extraoficiais 73ª Corrida da Fogueira.

*Classificação apurada pela Secretaria de Esporte e Lazer. Em caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail  rankingdecorridasjf@yahoo.com.br.

Compartilhe em suas redes sociais