Vitória de Fábio Netto e bi de Ivaniz Ribeiro marcam o retorno da Corrida do Gincaneiro

* Priscila Oliveira

A Corrida do Gincaneiro, em Lima Duarte, chegou à sexta edição no último domingo, 22, movimentando a cidade e sagrando os campeões com significativa vantagem sobre os adversários. No trajeto principal, o percurso de 21km precisou ser encurtado para segurança dos participantes e totalizou 18km – nada que diminuísse o gostinho de vitória, não só para os primeiros colocados, mas para todos que cruzaram a linha de chegada do desafio, com trajeto inédito mais uma vez.

Juiz-forano Fábio Netto e chacarense Ivaniz Ribeiro foram os grandes nomes do desafio principal, que fechou com 18km para segurança dos atletas (Foto: Priscila Oliveira/Rumo Certo)

Atleta de Juiz de Fora que já tinha sido vice-campeão e até terceiro colocado na prova, Fábio Netto (Time Bastos) cravou 1h34min28s e abriu quase 10 minutos de diferença para o conterrâneo Anderson Bonifácio, enquanto Willian Carneio (Juiz de Fora), Alan de Paula (Chácara) e Francisco Eduardo de Souza Juiz de Fora) completaram as cinco primeiras posições masculinas. “Esse percurso novo foi melhor que o do ano passado, foi muito bom. Gostei, porque tinha muita subida e muita trilha. Foi muito top! Liderei essa prova com tranquilidade, apesar de estar vindo de uma lesão na panturrilha esquerda. Tinha voltado a treinar há três semanas e já voltei a fazer corrida longa”, revela Fábio.

Por outro lado, a representante de Chácara, Ivaniz Ribeiro (Chacarense) manteve o título da última edição, em 2019, e alcançou o bicampeonato na categoria feminina, com o tempo de 1h59min54s. Cristiana dos Santos (Juiz de Fora) chegou quase dois minutos depois, deixando Eliane Aparecida de Paula (Bom Jardim), Kátia Barbosa (Juiz de Fora) e Aparecida Campos (Lima Duarte) entre o terceiro e o quinto lugares. “Percurso bem gostoso, mas o da quinta edição foi mais fácil. Esse foi mais pesado – uma corrida para ter bastante atenção, porque tinha muita trilha e lugares onde era preciso desacelerar, ir devagar. Mas, o percurso estava bem marcado, bem sinalizado e com hidratação bem feita – o que é muito importante. Valeu a pena e, na próxima, vou tentar o tri com certeza”, pontua a campeã.

Anderson Carvalho, de Lima Duarte, venceu no ciclismo da prova pela primeira vez (Foto: Priscila Oliveira/Rumo Certo)

Vitória em casa 

Nas bikes, o título ficou com o atleta local Anderson Carvalho (Invicto), ao final de 1h03min59s – novamente uma vantagem de cerca de dez minutos para o segundo colocado, Welington Paulino, de Arantina. Matheus Portilho (Lima Duarte), Magnum Três (Juiz de Fora) e Alexsandro Pereira (Juiz de Fora) completaram as cinco primeiras posições. Não houve representante feminina na modalidade. “Já fiz o Gincaneiro outras vezes e tinha ganhado por categoria. É uma vantagem correr na minha cidade, porque já conheço a região, mas eu conhecia só uma parte da trilha desse ano. Um percurso muito bom, com muita trilha, do jeito que eu gosto. No começo, o Matheus saiu na frente, depois passei e ganhei. Pretendo participar de novo. Não tenho como faltar ao Gincaneiro, sendo aqui dentro de casa”, celebra o campeão.

Segundo o organizador Marcos “Tilapa”, o objetivo é agradecer. “Primeiro a Deus, por ter dado tudo certo. Acredito que, por ainda estarmos retornando de uma pandemia, tivemos um grupo reduzido de participantes, mas foi até mais do que a nossa expectativa. Mesmo assim, o retorno foi bacana, o pessoal gostou muito da trilha e da marcação. De modo geral, é agradecer e parabenizar – à equipe de apoio, que foi sensacional, pela dedicação, disciplina e comprometimento com o evento; ao Rumo Certo, pela parceria; à Prefeitura, pelo apoio; e principalmente aos atletas, porque o evento é feito para eles. Saímos com a sensação de dever cumprido e com a consciência de que precisamos corrigir os erros, aperfeiçoar o que deu certo e melhorar ainda mais”.

CLIQUE AQUI para acessar os resultados da 6ª Corrida do Gincaneiro.

* O Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação e cobertura deste evento, desde 2015.

Compartilhe em suas redes sociais