*Priscila Oliveira
Um sol para cada um, num fim de semana que prometeu e continua entregando uma onda de calor digna de desafiar até os mais acostumados com altas temperaturas. Foi sob um clima quente e seco, em meio a um registro de 36 graus, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que foram realizadas a 2ª Corrida 10 Milhas e a 3ª Corrida Rústica de Chiador, no último domingo, 12. Dessa vez, as duas provas tiveram largada em frente à Praça Central – e não dentro dela, como em edições anteriores. Confira!
Fazendo jus à lista de atletas premiados entre os 330 inscritos do evento, a disputa pelas primeiras colocações foi para lá de acirrada, reunindo tanto corredores renomados do circuito nacional quanto representantes de elite da região. No trajeto principal, de 16km por asfalto, quem levou a melhor foi Gilbert Carvalho (Acorp MS), que cruzou a linha de chegada em 50min57s – apenas treze segundos à frente de Giovani dos Santos (Reveza). Marciel Miranda, Gilberto Lopes (Marinha do Brasil) e Damião Ancelmo de Souza completaram o pódio geral masculino.
Natural da histórica São João del-Rei, o campeão escolheu as 10 Milhas como primeira disputa após um período de 20 dias em Cochabamba (Bolívia), onde realizou treinos em altitude, visando a corrida mais tradicional do Brasil. “Precisava correr uma prova de imediato, para testar o treinamento feito lá. Primeira vez correndo em Chiador e o pessoal está de parabéns, incentivando muito o esporte, principalmente a corrida de rua. Prova muito bem organizada, percurso duro e muito sol, para deixar a corrida ainda mais desafiadora”, destacou Gilbert. “Foi uma prova muito forte, que só foi decidida a partir do Km 13, quando abri uma pequena diferença. Com certeza, essa vitória traz motivação para treinar forte para esse grande desafio, que é a São Silvestre, onde fui 15º geral e quinto melhor brasileiro em 2018”.
Entre as mulheres, a liderança ficou com a queniana Viola Kosgei (África Team), com 57min26s . “Faz três meses que estou treinando no Brasil e vim com foco na Meia Maratona do Rio, onde fui campeã. A competição em Chiador foi boa e gostei do percurso, porque tinha sobe e desce. A temperatura também foi boa, sem problema. Agora, meus próximos desafios são a Pampulha e a São Silvestre”, revelou com auxílio de uma tradutora e colega de equipe. Amanda Oliveira (Elite Runners), Kleidiane Barbosa (África Team), Glauciele Oliveira (Elite Runners) e Viviane Amorim terminaram entre o segundo e o quinto lugares, respectivamente.
Nos 9km, metade por asfalto e metade cross country, com direito a uma bela vista do Lago de Furnas, Anderson Lucas (Maron Runners, 32min01s), Antônio Carlos Alves (Mega Academia), Eliézer Santos (Elite Runners), Juliano Araújo e Carlos Eduardo Rodrigues (Ligeirinhos) foram os cinco primeiros colocados. Já na categoria feminina, a também queniana Vivian Jelagat (África Team, 37min56s) foi premiada ao lado de Aline Barbosa (Mais Bella Estética/Zaap), Isis Costa (Azul), Gisele Barros e Lidiane Batista.
Resultados 2ª Corrida 10 Milhas e 3ª Corrida Rústica de Chiador.
Segundo o organizador e treinador Diogo Fiochi, apesar do dia totalmente atípico e com temperaturas elevadíssimas em todo o país, Chiador ofereceu outro grande evento – o terceiro este ano, encerrando o calendário esportivo do município com chave de ouro. “Estou no atletismo desde 2008, quando comecei a correr o Ranking de Juiz de Fora, e não me lembro de uma prova com nível técnico tão alto quanto essa aqui na nossa região. Tivemos o Giovani dos Santos, que é hexacampeão da Pampulha e um dos melhores atletas do país nos últimos anos; o Marciel e o Juliano, que são campeão e vice do Brasileiro de Cross Country; entre outros atletas de elite, que já são conhecidos”, pontuou, chamando atenção para a premiação geral em dinheiro de R$ 30 mil, somando as duas distâncias.
“Isso nos deixa bastante satisfeitos, porque o nosso objetivo é sempre valorizar os atletas de elite, pois são eles que fomentam a modalidade e os amadores. Precisamos valorizar essas pessoas, que são exemplo e ícones do esporte. Além disso, nós também fazemos uma prova valorizando o atleta amador, com uma inscrição acessível (o 1º lote custou R$ 20), um bom kit, camisa e medalha bonitas, entre outras coisas”.
Meia Maratona e Corrida da Estação
Aproveitando o embalo, Diogo deixa o convite para a 3ª Meia Maratona e 3ª Corrida da Estação Ferroviária de Chiador, ambas com inscrições a partir desta quinta-feira, 16, novamente pelo site Keepsporting. “Elas vão ser dia 04 de fevereiro e com um recorde de premiação geral em dinheiro na cidade: 40 mil reais ao todo. Dessa vez, também teremos troféu nas faixas etárias dos 10km. É um evento que promete muito e, desde já, contamos com o apoio e participação dos atletas para fortalecer a nossa programação”, finaliza.
* O Rumo Certo é mídia oficial de divulgação, cobertura fotográfica e cobertura jornalística dos eventos esportivos de Chiador desde o ano passado.
** Receba todas as atualizações do Rumo Certo pelo WhatsApp. CLIQUE AQUI!