*Priscila Oliveira
Revelado pelo projeto CRIA UFJF, o atleta do lançamento de dardo Luiz Mauricio (Medex-RJ), de 23 anos, faz contagem regressiva para a realização de um sonho cultivado ainda na infância: disputar um Campeonato Mundial de Atletismo. A materialização desse objetivo acontece nesta sexta-feira, 25, em Budapeste, na Hungria. Ele é um dos 55 integrantes da delegação brasileira na competição, que começou no último dia 19 e segue até domingo, 27.
“Estar nesse Mundial é a realização de um sonho de criança, quando eu comecei no projeto. Um sonho que parecia bobo, de ir a um Mundial e a uma Olimpíada, mas que superou várias etapas, várias dificuldades, várias conquistas e várias derrotas também, para chegar a esse nível e a essa etapa da carreira”, destaca.
Na modalidade desde os 12 anos, o mineiro de Juiz de Fora passou por todas as categorias e, entre outros títulos expressivos, é recordista brasileiro sub-23 (80,79m) e campeão sul-americano sub-23, além de, mais recentemente, medalhista de prata no Troféu Brasil e de bronze no Sul-Americano Adulto – ambos realizados em julho. “Tive que ter uma recuperação muito rápida, de uma lesão que eu tive no músculo psoas. O Troféu foi a minha primeira competição depois disso e o Sul-Americano, a segunda. Então, tive que ir ajustando e evoluindo muito rápido”, avalia. “O Sul-Americano foi muito bom e produtivo. Tive um bom resultado, de 77m. Queimei um dos melhores lançamentos, mas já melhorei em algumas questões de novo, como nível de força, e isso era o que eu precisava para continuar pensando no Mundial”.
Entre os ‘grandes’
Treinado por Fernando Barbosa na Escola de Educação Física do Exército (Esefex), no Rio de Janeiro, e a poucas horas do grande desafio de sua trajetória esportiva, Luiz Mauricio acredita estar devidamente recuperado e pronto para obter bons resultados. “Fiz uma boa prepação – a melhor que pude, na verdade. Se estivesse no ritmo que estava no começo do ano, chegaria bem melhor do que estou hoje. Mas, aconteceu e ainda acho que estou muito bem preparado para representar o Brasil e Juiz de Fora”, enfatiza. O principal objetivo é lançar acima dos 80m ou, até mesmo, superar sua melhor marca pessoal: 82,21m, registrada em abril, durante o Desafio CBAt/CPB.
“Vai ser o meu primeiro Mundial Adulto. Isso é totalmente diferente de todas as competições que eu venho participando, pelo peso e pelo tamanho também. É algo muito grande, um passo muito importante, pensando em Olimpíadas e numa consagração no ranking mundial, onde atualmente sou o 25º colocado”. Mesmo diante de tamanha responsabilidade, o atleta não se intimida. “Agora é aproveitar o momento e me divertir. Cheguei até os grandes e quero seguir assim, fazendo uma boa preparação e evitando lesões para conseguir disputar essas grandes competições, porque é isso que traz resultados e muda tudo”, finaliza.
*Receba todas as atualizações do Rumo Certo pelo WhatsApp. CLIQUE AQUI!