*Priscila Oliveira
Campeões na etapa de Bicas, no mês passado, os atletas Carlos Eduardo Rodrigues, de Chácara, e Cida Rosa, de Brás Pires, também foram os grandes nomes da disputa do 4º Ranking G10 Zona da Mata em Descoberto, no último domingo, 19. Eles lideraram o trajeto de 7km da 4ª Corrida Rústica Ronaldo da Costa com os tempos 22min48s e 28min20s, respectivamente.
O evento, que integrou o circuito regional pelo segundo ano consecutivo e esgotou as 450 vagas disponibilizadas pela organização, teve tradicional concentração na Praça Caboclo Teixeira – principal ponto de encontro do município.
Aos 16 anos, Dudu, como é conhecido pelos amigos, tem despontado cada vez mais na modalidade, representando a equipe Chacarense e supervisionado de perto pela treinadora Viviany Anderson. “Aqui teve muito mais morro, mas acho que nem mudou muito o percurso. O que mudou foi a volta no Parque de Exposição”, avaliou. “No quilômetro três, já consegui liderar a prova sozinho. Prova disputada, com atletas bastante fortes. Isso me deixa mais confiante para a etapa de Piraúba e também para os 10km do Rio, que vou fazer dia 02 de junho”.
Primeira colocada em solo descobertense no ano passado, e moradora da vizinha São João Nepomuceno, Cida precisou driblar a dengue novamente para manter a liderança feminina do desafio. “Coincidência, né? Dengue novamente. Ano passado, eu fiquei bem debilitada nessa corrida. Mesmo assim, eu ganhei. Esse ano, eu corri bem, mas as minhas adversárias também estão chegando. Posso ficar mais atenta quanto a isso”, brincou. “O percurso de Descoberto, São João, tem mais morro, né? Mas, a gente vem treinando e gosta de subir, não tem jeito. Mudou um pouquinho o trajeto e foi muito bem. Graças a Deus, a vitória veio e [Ele] vai abençoar, que vai dar tudo certo em Piraúba também”.
Confira todos os resultados:
GERAL MASCULINO GERAL FEMININO FAIXA MASC FAIXA FEM PCD PREMIAÇÃO
Ronaldo da Costa
Grande atração do evento, o ex-recordista mundial de maratona Ronaldo da Costa relembrou os primeiros passos na corrida, graças à terra natal. “Dia 15 de maio de 1987, quando desci a rua da olaria para chegar na praça da prefeitura, vi um cartaz, faltando quinze dias para a primeira corrida da cidade de Descoberto. Aniversário. Deu tudo certo, fui o segundo colocado geral, dez quilômetros. Corri 40min20s e dali descobriram o talento, que era Ronaldo da Costa”, destacou.
“Participei dos Jogos Olímpicos de Atlanta (EUA); [fui] medalha de bronze do Pan-Americano de Mar del Plata, na Argentina; medalha de bronze no Mundial de Meia Maratona, na Noruega (01:00.54); e depois chegou Berlim (Alemanha). Treinei qui em Descoberto para a maratona, quando eu bati o recorde mundial por 02:06.05. Fui o primeiro ser humano a correr uma maratona abaixo de três minutos por quilômetro. Ver vocês prestigiando o evento, buscando qualidade de vida e conhecendo essa cidade maravilhosa, é uma satisfação muito grande para mim. Passa um filme toda vez que venho aqui”.
Próxima etapa
Outras seis etapas estão previstas no Ranking G10 Zona da Mata nesta temporada. A próxima é a 5ª Corrida Rústica de Piraúba, no dia 23 de junho, com percurso de 6,1km e largada às 8h30, na Praça Guarurama. Os cadastros serão abertos ainda esta semana.
* O Rumo Certo é mídia oficial de divulgação, cobertura fotográfica e cobertura jornalística do Ranking G10 Zona da Mata, desde 2019.
** Receba todas as atualizações do Rumo Certo pelo WhatsApp. CLIQUE AQUI!