*Priscila Oliveira
Sucesso de público no ano de estreia, em 2019, o Ranking de Corridas G10 Zona da Mata aquece os motores para sua retomada, no que está sendo chamado de “Edição Especial” – com menos etapas, em virtude do controle da pandemia, mas prometendo matar a saudade de quem já conhece o circuito e cair nas graças de quem vai estrear nos desafios.
A primeira largada acontece na Corrida Rústica do Torneio de Férias, dia 31 de julho, às 9h, em Rio Pomba. O percurso é de 7km, com concentração na Praça Doutor Último de Carvalho. As inscrições serão abertas nesta quarta-feira, 1º de junho, no site Keepsporting e pelo WhatsApp (32) 98887-2009. O organizador, Francis Lamas, dá o tom da expectativa. “É com satisfação que Rio Pomba irá sediar a etapa de abertura do G10. Estamos preparando um trajeto para a corrida com uma bela estrutura e visual. Vamos disponibilizar um excelente café da manhã para os atletas. Estamos aguardando um grande número de participantes da nossa cidade e região”, destaca.

Regulamento
O calendário segue com São João Nepomuceno (07/08 – 7km), Piraúba (25/09 – 6km), Goianá (23/10 – 7km) e Tabuleiro (20/11 – 7km). Segundo o regulamento da temporada, todas as inscrições terão valor de R$ 40, devendo ser realizadas pelo site Keepsporting ou através do WhatsApp do organizador de cada prova. As pessoas com deficiência (PCD) precisam ficar atentas, porque, para elas, os cadastros serão feitos exclusivamente com o responsável pela corrida vigente. Outro ponto importante é que, seguindo uma diretriz da Federação Mineira de Atletismo, não será permitida a participação de atletas com menos de 16 anos.
Ainda de acordo com o documento, o limite será de 300 atletas por prova. Além de medalha de participação para todos que concluírem o trajeto, a premiação seguirá os seguintes critérios: troféu para os cinco primeiros colocados gerais, de cada faixa etária (cinco em cinco anos) e da categoria Cidade, bem como troféu para os 3 primeiros PCD, sempre masculinos e femininos. Já ao final da temporada, haverá uma cerimônia de premiação com troféu para os quinze primeiros colocados gerais e três primeiros PCD do circuito, também nas categorias masculinas e femininas. Em hipótese alguma haverá premiação dobrada.

Fomento ao esporte
Segundo o idealizador e coordenador de eventos do G10, Luiz Carlos Lanini, essa retomada foi preparada com muita cautela, levando em consideração principalmente a segurança dos participantes. “Optamos por uma temporada mais modesta e com muita responsabilidade, acima de tudo, porque o mundo não voltou ao normal e ainda estamos diante de uma pandemia. Chegamos à conclusão de que deveríamos fazer uma edição especial, com menos etapas, mas mantendo nosso público ativo, os atletas empolgados e o nosso Ranking em evidência, para retomarmos o G10 com tudo no ano que vem”, explica.
Organizador da etapa de Goianá, ele acrescenta que um dos principais destaques do Ranking é o estímulo à prática esportiva em toda a Zona da Mata. “O G10 ganhou muita credibilidade na primeira edição. Temos um valor de inscrição modesto, mas de forma a fomentar o esporte na nossa região, como vínhamos fazendo. As corridas por aqui cresceram muito e temos certeza de que o G10 tem sua parcela positiva nesse processo. Para o ano que vem, retornaremos com a premiação em dinheiro e um coquetel à altura do nosso circuito, que já cresceu muito e é super divulgado”.
CLIQUE AQUI para acessar o Regulamento do 2º Ranking G10 Zona da Mata.
*Assim como na primeira temporada, o Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação e cobertura de todas as etapas do G10 – “Edição Especial”.