*Priscila Oliveira
Fruto das corridas que o professor de geografia Heraldo Maciel organiza nos bairros Monte Verde e Torreões há anos, o Ranking Distrital de Juiz de Fora é o mais novo circuito de corridas de trilha da região. A abertura do calendário, formado por cinco etapas, acontece no próximo dia 04, com o Trail Run Rosário x Valadares, que oferece as distâncias de 9km e 21km, com largada às 9h, na praça do bairro Rosário de Minas, na Zona Norte.
Os interessados em participar devem ficar atentos, pois os cadastros terminam neste domingo, 28, podendo ser feitos pelo site Corridão, na loja Terrabike, através do WhatsApp (32) 99953-2069 ou durante a 10ª Meia Maratona da cidade, domingo, no estacionamento do Shopping Jardim Norte. A taxa é de R$ 50, com direito a número de peito, hidratação, frutas no pós-prova e kit lanche.
“A ideia do circuito é levar eventos esportivos para todos os distritos e povoados de Juiz e Fora, valorizando e divulgando suas belezas naturais e potencial turístico, não se restringindo apenas a Monte Verde e Torreões, onde tenho residência e trabalho. Essa primeira etapa promete agradar bastante os apaixonados por um bom trail tun. É a oportunidade perfeita para correr no meio da natureza, sem trânsito e barulho de veículos, sem poluição, ouvindo somente o som dos pássaros, das águas e das árvores”, pontua o organizador.
Heraldo tem experiência nesse tipo de evento desde o início dos anos 2000, quando passou a realizar provas de mountain bike – em seguida, vieram as corridas de montanha. “Sempre gostei de esportes e fazia muito trekking em picos da região. Mas, um dia, enquanto esperava meu filho numa aula de futebol no Sport Club, resolvi dar umas voltas na pista que margeia o campo. Após a quarta estava exausto. No segundo dia foram cinco voltas, depois seis e nunca mais parei”. Passados quase 15 anos desde então, ele prepara os desafios do Ranking Distrital pensando especialmente nos colegas de modalidade. “O percurso de 9km será nos arredores de Rosário de Minas, com uns ‘morrinhos’ a serem vencidos e um lindo visual do bairro, da serra de Ibitipoca e de outras serras da região. Já o trajeto de 21km sairá da praça de Rosário de Minas, contornará o distrito de Valadares, retornando a Rosário por outro caminho. Os primeiros 17km serão bem planos, depois aparecem os morros e termina com um lindo visual da vila até a praça principal”.
Calendário e atrações
As próximas etapas previstas são Caeté x Sarandira (04/12), Humaitá x Penido (fevereiro), Chapéu D’Uvas x Dias Tavares x Paula Lima (abril) e Monte Verde x Torreões (julho). Em todas elas, as 100 primeiras pessoas que se cadastrarem terão direito a uma medalha especial, que se juntará às outras quatro, formando uma mandala com o mapa de Juiz de Fora. “As medalhas estão lindas e, provavelmente, se transformarão em peças para colecionadores. A ideia delas formarem o mapa vem desse objetivo de valorizar a zona rural do município, onde eventos assim praticamente não existem”, explica Maciel, destacando que toda a renda arrecada com as etapas será destinada às escolas públicas de cada localidade.
Haverá premiação com troféu para os três primeiros colocados gerais e de cada faixa etária (10 em 10 anos), masculinos e femininos, nas duas distâncias. Quem participar de pelo menos três provas ganha uma camiseta especial. Além disso, os três melhores atletas dos gerais e os campeões das faixas, na classificação final da competição, recebem premiação em dinheiro e participam de confraternização. Veja o regulamento.
CLIQUE AQUI para se inscrever no Trail Run Rosário x Valadares.
*O Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação e cobertura fotográfica e jornalística deste evento.