Ranking de JF prevê retomada com oito etapas

*Priscila Oliveira

Foi em fevereiro de 2020, na 4ª Côrtes Villela. O que seria a etapa de abertura de um calendário com onze disputas previstas para o então 34º Ranking de Corridas de Rua de Juiz de Fora se transformou no último evento oficial do circuito na cidade. Menos de um mês depois, mais precisamente em 12 de março, a declaração de pandemia de covid-19 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) forçou o cancelamento da 5ª Unimed, apenas três dias antes de sua realização. Passados quase dois anos, a Secretaria de Esporte e Lazer dá os passos iniciais para a retomada do calendário local de corridas de rua.

Corrida Côrtes Villela, em fevereiro de 2020, foi a última do circuito oficial na cidade desde o início da pandemia (Foto: Hugo Keyler/arq. Rumo Certo)

Segundo a pasta, comandada atualmente pelo professor universitário Marcelo Matta, tudo começa pelo edital de chamamento público para as empresas interessadas em realizar as provas. A previsão inicial é de oito etapas – sendo quatro no primeiro semestre e quatro, no segundo. Todas as medidas técnicas, com o objetivo de oferecer mais segurança aos participantes e pessoas envolvidas no processo, estão sendo avaliadas.

Apesar de grande expectativa, principalmente pelo avanço da vacinação na cidade e região, Matta não descarta qualquer alteração no cronograma, já que o alerta está ligado novamente, diante da variante ômicron. “O planejamento está feito. Mas, como todo planejamento é sempre flexível e passível de ser alterado, em função da imprevisibilidade do ambiente, nós estamos trabalhando com a perspectiva de realizar o Ranking 2022, e o edital brevemente será divulgado. Se acontecer alguma coisa que a gente não tenha controle, tomadas de decisão serão necessárias”, afirma.

Compartilhe em suas redes sociais