Projeto Caminhos do Atletismo movimenta crianças e adolescentes em Visconde do Rio Branco

*Priscila Oliveira

Pano de fundo para a realização da 1ª Meia Maratona e Corrida do Leão, neste domingo, 1º de maio, em Visconde do Rio Branco, o projeto social Caminhos do Atletismo será o grande beneficiado do evento, uma vez que os lucros obtidos serão destinados à manutenção dos trabalhos desenvolvidos com cerca de 80 crianças e adolescentes, através do Nacional Atlético Clube (o “Leão da Zona da Mata”).

Meninas corredoras

Com quatro familiares nas atividades do atletismo, Raquel Ferreira se orgulha por ter incentivado as filhas Kaylla Dallyane, de 13 anos, Khayllaine Sthephanelly, de 11, e Ynnahiar Leuannya, com quase 8, a iniciarem no projeto, quatro anos atrás. “O atletismo entrou na vida delas quando eu comecei a treinar no Nacional também, no futebol feminino. Elas foram um dia comigo, viram o treino das crianças, gostaram e quiseram participar. Mas, eu nunca pensei que elas iriam chegar no nível em que chegaram. Elas ficaram muito empolgadas na primeira corrida que fizeram. Chegaram em segundo e terceiro algumas vezes, mas não desistiram”, lembra.

Raquel se orgulha de ver as filhas Khayllaine, Kaylla e Ynnahiar nos treinos e competições (Foto: arquivo pessoal)

A matriarca conta que sempre fez questão de estar com as três nas competições. “A primeira vez que fui acompanhar e a minha mais nova correu, foi uma emoção enorme. Eu lembro até hoje! Eu não sabia se eu gravava ou se eu chorava. Foi um orgulho muito grande. Um orgulho de mãe, que não tem explicação. E, quando não dava para eu ir, elas chegavam em casa com medalha e troféu, e a gente fazia festa. Elas são minha vida, minha alegria”.

Raquel destaca, ainda, os benefícios do Caminhos do Atletismo na rotina das filhas e, mais recentemente na do neto, Eithor Gabriel, de três anos. “Agora meu netinho também está vindo aí, correndo muito, voando muito, e está sendo outro orgulho, tanto para mim quanto para a mãe dele, a Júlia, que é minha filha mais velha. Já em termos de comportamento e disciplina, minhas meninas têm melhorado muito. Elas são comprometidas com os treinos e aprenderam a gostar de fazer esportes – aliás, elas também jogam futebol feminino, no time Leoas VRB, assim como eu. Mudou tudo na vida delas e para melhor, graças a Deus e ao Luciano. Devo tudo o que minhas filhas são a ele, por acreditar nelas”, enfatiza, se referindo ao idealizador, coordenador voluntário, diretor do clube e organizador da corrida, Luciano Costa.

A filha Kaylla, um dos destaques da equipe em rendimento e resultados, vê no atletismo uma possibilidade de ir além. “Pretendo continuar correndo, porque tenho sonho de ir para fora, como atleta. O esporte para mim é tudo. Saúde, lazer, diversão e muita responsabilidade”.

Desenvolvimento físico e mental

Quem também morre de amores ao ver a filha treinando é a assistente social Daniele Brum, que viu no Caminhos do Atletismo uma grande oportunidade de sociabilizar a pequena Ester, de 5 anos. “Eu já tinha ouvido falar do projeto e do Caminhos do Saber, mas não conhecia. Após o relaxamento das medidas de prevenção ao coronavírus, em setembro, procurei o projeto de atletismo para que ela pudesse fazer alguma prática esportiva, se movimentar e também pela possibilidade de interação social. Minha filha sofreu muito emocionalmente com as restrições impostas pela pandemia, teve algumas crises de ansiedade, e vi na participação no projeto dois pontos positivos: se exercitar e fazer novas amizades. Isso foi muito bom para o desenvolvimento dela”, revela.

Daniele percebe mudanças significativas no dia a dia da pequena Ester, através dos projetos oferecidos gratuitamente pelo Nacional (Foto: arquivo pessoal)

Assim como no atletismo, o projeto Caminhos do Saber é oferecido gratuitamente pelo Nacional Atlético Clube às crianças da cidade, promovendo reforço escolar e fomento à educação. Foi conciliando os dois programas que Ester passou a se desenvolver ainda mais. “Ela começou a participar do Caminhos do Saber este ano, junto com outras crianças que também participam do Caminhos do Atletismo. Como ainda é filha única, isso foi muito bom e importante, pincipalmente a questão do convívio e da troca de experiências, porque os projetos sociais acabam suprindo uma demanda que o serviço público não dá conta. Procuro trabalhar muito isso com a Ester – a questão dos valores, do respeito, da participação na comunidade, do cuidado com o outro e desse lugar que nós temos, como cidadãos, enquanto sociedade”.

Melhora da autoestima, da confiança e da noção de poder se superar cada vez mais também estão entre as percepções apontadas por Daniele no dia a dia da primogênita. “Ela interage melhor com outras crianças e adolescentes, melhorou a concentração, foco, determinação e parte física. A resistência aumentou muito e hoje conseguimos fazer caminhadas bem mais longas do que ela fazia antes, e ela sempre aproveita para dar umas corridas. Os projetos têm ajudado bastante, tanto na questão mental quanto na física”, enfatiza.

Ester faz coro à mãe. “Gosto de participar do projeto e de correr. Fico muito emocionada quando participo dos campeonatos e gosto muito das amizades que tenho lá. No reforço, também tenho muitos coleguinhas que eu amo e brinco muito”.

Corrida Kids

Assim como essas quatro pequenas e jovens corredoras, cerca de 270 crianças e adolescentes, entre três e dezesseis anos, estarão a postos no sábado, dia 30, para a Corrida Kids do Leão. A programação, gratuita, começa às 14h, com concentração no campo do Nacional (Praça José Bittencourt, 50, Alto da Boa Vista). Além dos atletas mirins de Visconde do Rio Branco, estão confirmados representantes de Juiz de Fora, Piraúba, Ubá, Viçosa, Além Paraíba, Guiricema, Guidoval, Rodeiro e São Geraldo.

Luciano Costa, no alto, e as crianças do projeto Caminhos do Atletismo na 2ª Corrida Rústica de Piraúba, em 2019 (Foto: Hugo Keyler/arq. Rumo Certo)

“Por aqui, estão todos ansiosos e empolgados, sentindo frio na barriga e treinando sério, com índice de 99% de crianças presentes nos treinos. É uma alegria muito grande vê-las tão animadas e os pais, torcendo e vibrando. Uma grande satisfação ver o sorriso de todos eles”, comemora o treinador Luciano Costa.

Todos que completarem seus desafios ganharão medalha de participação, enquanto os cinco primeiros colocados de cada faixa etária, masculina e feminina, receberão troféu.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre a 1ª Meia Maratona e Corrida do Leão.

*O Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação e cobertura deste evento.

Compartilhe em suas redes sociais