*Priscila Oliveira
A chuva que insiste em cair desde o fim de semana até dispersou parte dos mais de trezentos inscritos, mas não foi empecilho para que pelo menos metade deles marcasse presença no 6º Passeio Ciclístico de Tabuleiro, no último domingo, 27. Com percursos de 33km e 48km, o evento teve a Igreja Matriz do Bom Jesus da Cana Verde como local de concentração e instalação da tenda de apoio que abrigou os atletas, sorteio de brindes (entre eles, uma bicicleta) e apresentação musical, além da ação social com o Lar Lygia Cunha e a Apae, através da venda de almoços e porções.
Mesmo com tantas atrações, o ponto alto do desafio, literalmente, contou com 3,5km de distância, 157m de elevação e 4,5% de inclinação. Foi nesse trecho de subida que o tocantinense Nicácio Dias e a rio-pombense Gessyelle Vilela garantiram as melhores marcas (11min21s e 15min29s, respectivamente), sagrando-se Rei e Rainha da Montanha.
Para o educador físico, que dá nome à própria equipe e já esteve no Passeio três vezes, a participação, de última hora, só foi possível graças ao cancelamento de outro evento. “Durante a semana, me senti um pouco mal, porque estava gripado, mas tentei dar o meu melhor e consegui pegar o Rei da Montanha”, comemorou. “Foi uma prova muito escorregadia, com muita variação no percurso (sobe e desce, sobe e desce) e bem dura. Muito bacana. Se Deus quiser, estarei de novo ano que vem”.
Engenheira eletricista, a representante do Bike Club Rio Pomba começou a treinar há dois anos, esteve em Tabuleiro na edição passada e viu uma colega receber o mesmo título. “Vim mais na brincadeira, não esperava ser Rainha dessa vez”, revelou logo após a premiação. “O evento foi top, muito bom. Só essa chuvinha que deu uma atrapalhada, uma segurada, mas o percurso foi impecável. Uma subida também para se desafiar. Sem palavras, foi top”.
Dever cumprido
Segundo o organizador Rinaldo Ferraz, do grupo Seguros do Pedal, o sentimento é de dever cumprido. “Graças a Deus, correu tudo bem e tivemos aproximadamente 150 ciclistas presentes. Agradecemos a eles, que vieram mesmo com a chuva, e pedimos a compreensão daqueles que não puderam participar. Não dava para cancelar ou adiar, porque já estava tudo preparado”, ponderou, ressaltando que todos os alimentos que não foram utilizados no café da manhã (frutas, sucos e bolos) foram doados para os idosos do Lar Lygia Cunha, de Rio Pomba, e para as crianças da Escola Municipal de Tabuleiro.
Ele também fez questão de destacar a colaboração para que, apesar das circunstâncias, o evento fosse realizado com sucesso. “Agradecemos ao apoio da Prefeitura, seus colaboradores e servidores; ao prefeito Ailton [Ferraz], que disponibilizou a casa dele para algumas pessoas tomarem banho, mangueira na Casa de Cultura para lavar as bicicletas e chuveiros na escola municipal; ao Rumo Certo, pelo trabalho e desempenho prestados; e a todos os nossos parceiros e patrocinadores. Mesmo com a chuva, foi tudo muito positivo”.
*O Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação, cobertura fotográfica e cobertura jornalística deste evento pela terceira vez. Fotos em edição. Álbum completo nesta quarta-feira.
**Receba todas as atualizações do Rumo Certo pelo WhatsApp. CLIQUE AQUI!