*Priscila Oliveira | Foto de capa: Divulgação/CBAt
As mineiras Amanda Oliveira, de Mercês, e Jéssica Ladeira, de Ubá, representaram a Zona da Mata muito bem no Campeonato Sul-Americano de Meia Maratona, realizado no último domingo, 21, em Buenos Aires, na Argentina. Elas integraram a delegação brasileira, formada por quatro atletas masculinos e quatro femininos, e se juntaram aos mais de cem corredores na elite da prova, que contou com cerca de 20 mil participantes.
Federada pela equipe CRIA UFJF, de Juiz de Fora, a mercesana foi a melhor brasileira na disputa, ficando com a 9ª colocação geral e batendo novo recorde pessoal nos 21km: 1h14min47s. “Experiência e aprendizado incríveis. Me senti muito bem na prova. Uma corrida linda, com percurso plano e uma temperatura excelente. Através dessa competição, pude perceber que podemos chegar mais longe. Força e persistência sempre”, destacou Amanda, que já havia integrado a seleção no Canadá e no Equador. “Obrigada a todos que fizeram esse momento acontecer. Orgulho de representar meu país. Parabéns, Time Brasil, e a todos os envolvidos nessa delegação. Equipe maravilhosa”.
Já a representante da equipe Fecam/Assercam, de Campo Mourão, no Paraná, completou o desafio em 13º lugar geral da categoria feminina, com o tempo de 1h16min19s. “Somente gratidão a Deus por tudo o que vem acontecendo na minha vida. Infelizmente, não saiu o que planejei, mas estou feliz. Continuarei lutando, porque Deus é maravilhoso e move montanhas para aqueles que não desistem dele”, enfatizou Jéssica. Pela seleção, a ubaense também acumula passagens por Paraguai, Peru, Uruguai, Colômbia, Polônia, Chile e Venezuela. “Obrigada a todas as pessoas pelas mensagens e enorme carinho. Muito feliz e com muito orgulho por representar o Brasil. Obrigada aos meus patrocinadores e apoiadores por estarem comigo nessa jornada”.
Vale destacar que as duas chegaram na frente da maior aposta da delegação feminina no Campeonato, a atleta Simone Ferraz (Jaraguá do Sul – SC), que participou dos 3.000 com obstáculos nas Olimpíadas de Tóquio-2021. Ela foi a 14ª colocada geral da meia maratona, em 1h17min51s. Andreia Hessel, do Pinheiros-SP, completou os resultados da equipe em 11º geral da categoria, com 1h15min35.