*Reportagem: Priscila Oliveira
O calendário esportivo de 2024 no município mineiro de Chiador foi encerrado em grande estilo, no último domingo, 29, com a realização da 3ª Corrida 10 Milhas e 4ª Corrida Rústica – com trajetos de 16km e 7km, e tradicional concentração em frente à Praça Central. A exemplo das edições anteriores, o evento ofereceu kit com camisa e cadastros a preços populares, chegando ao recorde de 480 inscritos de 35 cidades, além de totalizar R$ 40 mil em premiação nos pódios gerais e sortear brindes entre os participantes. Veja a largada!
Disputa principal
Grandes nomes da atração, o queniano Kimutai Kiplimo (Reveza Racing) e a mesquitense Glauciele Oliveira (Elite Runners) venceram a prova principal com os tempos de 50min30s e 1h00min23s, respectivamente. Ele assumiu a dianteira da classificação, seguido do são-joanense Gilbert Carvalho (Acorp, 51min00s), do juiz-forano Flávio Stumpf (DSF Sports/Camilo dos Santos, 51min19s), do taubateano Damião Anselmo (51min58s) e do são-miguelense Gilberto Lopes (Gilberto Lopes Runners/Marinha, 52min27s).
Campeão da Meia Maratona de Salvador e terceiro colocado nos 21km da On SP City Marathon, ambas em julho, o atleta africano aprovou o desafio chiadorense. “Achei a corrida boa e gostei de tudo. Gostei do percurso, mas achei um pouco difícil, por causa do calor”, revelou Kiplimo, que está no Brasil há dois meses e retorna ao país de origem ainda esta semana – mais precisamente no sábado, 05.
Já a atleta da Baixada Fluminense foi premiada ao lado da boliviana Rosmery Guarachi (1h02min20s), da barra-mansense Viviane Amorim (1h03min31s), da também queniana Hawi Tura (1h04min18s) e da juiz-forana Aline Barbosa (Mais Bella Estética, 1h05min13s), que terminaram entre a segunda e a quinta colocações. “Vim nas 10 Milhas do ano passado e na Meia Maratona de Chiador deste ano. Peguei pódio nas duas, em quarto lugar, se não me engano. Dessa vez, consegui ser a grande campeã. Percurso bem puxado, mas fiquei muito feliz. Foram muitos treinamentos e eu estava me sentindo bem, sentindo que melhorei nos treinos. Sabia que ia fazer uma boa prova. Tivemos a atleta de La Paz, que treina em altitude, mas liderei do início ao fim. Saí bem forte e senti um pouquinho na volta, mas, graças a Deus, consegui ganhar”, celebrou Glauciele. Live de chegada!
Pódios da Rústica
Na distância curta, dessa vez quase completamente por asfalto, os mineiros Dudu Rodrigues (Viviany Anderson Ass. Esportiva), de Chácara, e Cida Rosa (R21 Sports), de Brás Pires, marcaram 23min08s e 28min26s, garantindo o lugar mais alto do pódio. “Campeão da prova. Agradeço a Deus pela minha saúde e pela força para vencer mais uma batalha”, enfatizou ele, de forma muito semelhante a ela. “Campeã geral. Um percurso de 7km cheio de sobe e desce, e muito quente, como sempre é. Agradeço a Deus pela saúde e por me permitir correr por aí”.
No masculino, Frederico Abraão (Luasa Sports, 23min17s), de Caxambu; Mário César Moura (Liga da Corrida, 23min23s), do Rio de Janeiro; Antônio Carlos Alves (Gilberto Lopes Runners, 23min42s), de São Miguel do Anta; e o paranaense Josué Pedocchi (Elite Runnes, 24min10s) completaram os cinco primeiros lugares, consecutivamente. Entre as mulheres, também chegaram na frente Ísis Costa (FB Ass. de Corrida, 29min38s), de Petrópolis; Maria Célia Gonçalves (Neemias Cruz, 31min08s), de Juiz de Fora; Ivaniz Ribeiro (Chacarense, 31min28s), de Chácara; e Valéria Batista (Coração de Aço, 32min09s), de Barra do Piraí. Confira os pódios!
Resultados 16km: G MASCULINO G FEMININO FX MASCULINA FX FEMININA
Resultados 7km: G MASCULINO G FEMININO FX MASCULINA FX FEMININA PCD
A programação esportiva de Chiador nesta temporada também contou com a 3ª Meia Maratona e Corrida da Estação Ferroviária, em fevereiro, e o Desafio MTB Race, em março.
* O Rumo Certo é mídia oficial de divulgação, cobertura fotográfica e cobertura jornalística de todos os eventos esportivos de Chiador desde 2022.
** Receba todas as atualizações do Rumo Certo pelo WhatsApp. CLIQUE AQUI!