*Priscila Oliveira
Visconde do Rio Branco viveu um fim de semana intenso com a programação da 1ª Meia Maratona e Corrida do Leão, realizada pelo Nacional Atlético Clube – o “Leão da Zona da Mata”. A cidade literalmente parou para prestigiar as mini disputas das crianças e adolescentes na prova Kids, sábado, 30, e não perdeu a oportunidade de vibrar com os atletas inscritos nas corridas de 21km e 5km, neste domingo, 01.
Na distância longa, os campeões abriram ampla vantagem em relação aos adversários, cruzando a linha de chegada com folga, após um percurso desafiador, sob sol forte. No masculino, Juninho Ferreira (Manual do Esporte), de Porto Firme, cravou 1h13min59s, dividindo o pódio geral com Antônio Marcos de Oliveira (Ewbank da Câmara), Fábio Constantino (Manual do Esporte), Dijalma Moreira (Manual do Esporte) e Mauro César de Paula (Dono Runners), respectivamente. Já no feminino, a ubaense Jéssica Ladeira (Coyotes Run Bergamini) puxou a classificação, com 1h22min58, seguida por Terezinha Martins (Manual do Esporte), Sandra Amaro (Alex Menezes), Creusa Helena Marques (Atletas de Cristo) e Luanna Tormen (Grupo de Corrida Alfa).
Foco total
Vindo de uma experiência recente na Meia Maratona Internacional de São Paulo, realizada em abril, Juninho disse estar cada vez mais focado nos 21km. “Fiquei em 5º geral lá e fiz um tempo muito parecido com o daqui – a pouca diferença que deu foi por conta das muitas elevações no percurso do Leão. Foram quase sete minutos de vantagem. Acho que todo trajeto em Minas é bem desafiador. Teve muita elevação e estava muito pesado até o quilômetro 10, mas procurei abrir logo no início, para ter uma folga no meio da prova e manter o ritmo. Daí para frente foi mais tranquilo, deu para manter uma média legal e abrir uma distância bem favorável”, avaliou.
Aos 32 anos, o atleta já tem as próximas competições programadas, incluindo corridas em São Geraldo, Mercês e a Meia Maratona do Rio. No mesmo sentido, Jéssica, de 28, revelou estar de olho nos desafios que estão por vir, se preparando especialmente para a Meia Asics SP, ainda este mês. “Essa foi uma prova bem estratégica. Eu já tinha um treino mais árduo para fazer neste domingo, então, preferi vir para cá, por conta dos amigos que fiz e do convite do Luciano [organizador], que tem um projeto muito bacana, no qual estou apadrinhando algumas crianças. Quero estar firme junto com elas, porque, quando comecei a correr, eu não tive nada disso. Só tenho que agradecer a Deus e ao evento. Que possam ter mais corridas assim, que abranjam mais o atletismo”.
CLIQUE AQUI para acessar os resultados da 1ª Meia Maratona e Corrida do Leão.
Felicidade e gratidão
Diretor do Nacional, idealizador do projeto Caminhos do Atletismo e organizador do evento, o treinador voluntário Luciano Costa se emocionou ao falar da primeira edição da Meia Maratona e Corrida do Leão. “Estou muito, mas muito feliz mesmo, porque teve uma proporção que eu não imaginava quando iniciamos as inscrições. Graças a Deus correu tudo bem. A corrida das crianças foi uma coisa maravilhosa e, para os adultos, a cidade também se mobilizou – fiquei sabendo que teve até torcida pelas ruas. A população parou para prestigiar, e isso foi muito legal. A ideia era essa mesmo: fazer as pessoas conhecerem o nosso projeto. O saldo é totalmente positivo, porque muitos atletas nos elogiaram e se sentiram valorizados. A palavra que define é gratidão”, destacou.
Todos os lucros obtidos com o evento serão destinados à manutenção do projeto social de atletismo do clube, que oferece atividades gratuitas, duas vezes por semana, a cerca de 80 crianças e adolescentes do município. Elas ainda são beneficiadas através do projeto Caminhos do Saber, recebendo reforço escolar gratuito, também por iniciativa do Nacional. Saiba mais!
*O Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação e cobertura deste evento.