Juninho Ferreira e Aline Barbosa são os mais rápidos na 2ª Meia Maratona do Leão

*Priscila Oliveira

Representante de Porto Firme foi bicampeão, enquanto a atleta de Juiz de Fora estreou com vitória (Foto: Caio Lima/Rumo Certo)

A presença de atletas experientes em provas longas foi um dos pontos que tornaram a Meia Maratona e Corrida do Leão, em Visconde do Rio Branco, ainda melhor este ano. Realizada no último domingo, 23, a segunda edição do evento contou com nomes importantes da modalidade, deixando a briga pelos pódios gerais ainda mais acirrada, principalmente na categoria masculina dos 21km. No final, Juninho Ferreira (HF Assessoria Esportiva), de Porto Firme, não só garantiu o bicampeonato como ainda baixou sua marca em mais de três minutos, concluindo a disputa em 1h10min52s.

“Ganhei de novo, para a honra e glória de Deus. Por eu ter conhecimento do percurso, parecia que não mudou nem um segundo – até os buraquinhos estavam todos no mesmo lugar”, brincou. “Isso ajudou bastante e o tempo de manhã também favoreceu um pouco. Ter mais atletas experientes e de alto nível ajudou a manter um ritmo intenso. Aí foi só fazer uma prova estratégica para, no final, correr na minha melhor performance e ser bicampeão”.

Juninho conta que viveu um dos momentos mais especiais na chegada, com a pequena Júlia, de 7 anos. “Ali no finalzinho eu já estava esgotado e, quando vi minha filha vindo correndo, minha energia voltou toda de novo. Foi maravilhoso poder terminar a prova assim”. Entre os principais objetivos para esta temporada está a busca por uma bom resultado na Meia Maratona do Rio, em junho, onde ele está inscrito na Elite A. 

Na categoria feminina, a dianteira ficou com a tricampeã do Ranking de Juiz de Fora, Aline Barbosa (Mais Bella Estética/Zaap). Ela correu pela primeira vez na cidade e abriu uma vantagem de dez minutos, cruzando a linha de chegada com 01h28min07s. “Foi um treinaço para a Maratona de Blumenau, que vou fazer em julho, estreando nos 42km. Uma competição ótima e com percurso desafiador, como eu já tinha ficado sabendo antes. A recepção dos moradores na chegada foi sensacional, percurso bem sinalizado e hidratação ok. Foi excelente. Top demais”, destacou. 

Largada e chegada foram em frente ao Nacional Atlético Clube, o “Leão da Zona da Mata” (Foto: Priscila Oliveira/Rumo Certo)

Para a atleta, o trajeto foi uma ótima alternativa para testar o desempenho em subidas. Além disso, elogios não faltaram ao evento. “ A organização foi perfeita e ganhar aqui também, porque foi meu melhor tempo nos 21km este ano. Foi bom demais ter vindo para cá e o ritmo encaixou direitinho, dentro do que eu esperava. Ano que vem, se Deus permitir, estarei de volta, tentando buscar meu melhor tempo e, quem sabe, bater RP (recorde pessoal)”. Um dos seus próximos desafios é outra meia maratona – mais especificamente a Asics Golden Run SP, no mês de maio.

Pódios gerais

Edmilson Santana (Clube da Corrida), Flávio Stumpf (Medicales), Luan Oliveira (Chiador Runners/Performance Academia) e Valdeir dos Santos (Pegasus) completaram a premiação masculina da Meia Maratona do Leão, enquanto Ana Cláudia Dias (Mais Bella Estética/Zaap), Elizabete Sabino (Nativos), Sandra Amaro (Alex Menezes) e Creusa Helena (Atleta de Cristo) terminaram entre a segunda e a quinta colocações, respectivamente.

Já na Corrida do Leão, de 5km, o pódio masculino foi formado por João Lucas Dornellas (Guarany Runners, 20min17s), Luiz Cláudio Germano (Pacheco Running), Marcos Vinícius Pereira (Metamorfose), Carlos Eduardo Almeida (Ligeirinhos) e Diego Rodrigues (Guarany Runners). Entre as mulheres, os troféus ficaram com Priscila Azevedo (Pacheco Running, 24min59s), Edvânia Nascimento (Clube de Corrida Lucas Correia), Viviany Anderson (Ligeirinhos), Jéssica Marques (Alfa Run/Acar) e Emanuela Nogueira (Acam).

Resultados 2ª Meia Maratona e Corrida do Leão.

O organizador Luciano Costa, ao centro, com crianças do projeto Caminhos do Atletismo (Foto: Caio Lima/Rumo Certo)

Gratidão

Coordenador do projeto social Caminhos do Atletismo, realizado no anfitrião Nacional Atlético Clube (o “Leão da Zona da Mata”), o organizador Luciano Costa se alegrou com a segunda edição do evento. “Ano passado eu já tinha ficado muito satisfeito e estou ainda mais agora, porque o engajamento com o público, a cidade e as crianças foi muito maior, e bem antes de tudo acontecer”, enfatizou.

Ao todo, foram 600 adultos e 300 crianças, um recorde de participantes. “Estava todo mundo ansioso para chegar a Corrida do Leão. Ver as crianças felizes sábado, nas provas kids, e os adultos correndo satisfeitos, no domingo, me trouxeram uma gratidão imensa. Também tive minha família mais junto comigo e fiquei bastante emocionado. Foi uma energia muito boa”.

* O Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação, cobertura fotográfica e cobertura jornalística deste evento desde a primeira edição.

Compartilhe em suas redes sociais