*Priscila Oliveira
Integrada por atletas paralímpicos da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) e do Praia Clube, que residem e treinam na cidade, Juiz de Fora foi a grande campeã entre as equipes de natação dos Jogos do Interior de Minas Paradesporto, o JimiP. A Faculdade de Educação Física da UFJF sediou a primeira edição do evento, voltado especialmente para o incentivo da prática esportiva por pessoas com deficiência.
A lista de nadadores premiados foi grande, com Welson Oliveira conquistando dois ouros e uma prata; Mariane Rocha e Alessandro Coeli, dois ouros; Luís Gustavo Duque, duas pratas e um bronze; Thiago Muniz, duas pratas; e Felipe Calisto, um bronze. “Apesar de toda a ansiedade da estreia num evento com atletas de alto rendimento, foi um momento incrível e emocionante. Eles conseguiram mostrar que o treinamento deu certo e que, com disciplina e preparação, estamos no caminho que nos levará a várias conquistas. Com essa vitória, a equipe de Juiz de Fora entra para a história como primeira campeã do Jimi Paradesporto”, comemorou a treinadora da SEL, Giselle Muniz.
Já pelo Praia, Gabriel Schumann teve o melhor índice técnico do evento e garantiu três ouros, assim como Luciano Jorge e Paulo Sérgio Rodrigues. “A participação da equipe SEL junto com os atletas do Praia Clube serviu para mostrar que a natação para pessoas com deficiência é extremamente benéfica e exequível, e precisa ser incentivada e disseminada. Estimulamos o potencial dos alunos com a participação, e mostramos que deficiência não é fator limitante”, acrescentou a treinadora.
Atletismo
Além da natação, o JimiP contou com desafios de atletismo. Juiz de Fora terminou as disputas da modalidade na décima primeira colocação, com destaque para o medalhista de ouro Bruno Guedes e o de prata, José Augusto Andrade. Eles também integram o Paradesporto SEL.
Ao todo, a competição reuniu 240 atletas de 21 municípios e contou com 475 pessoas em todo o evento, destinando mais de cem medalhas a atletas de diversas classes funcionais.