Jocemar Corrêa e Aline Barbosa voltam ao topo do pódio em JF na 6ª Tecnobit Informática Night Run

*Priscila Oliveira

A noite do último sábado, 02, foi para lá de animada para os corredores de toda a região. O Estádio Municipal Radialista Mário Helênio foi ponto de encontro do 34º Ranking de Juiz de Fora novamente – dessa vez, para as atividades da 6ª Tecnobit Informática Night Run. De volta ao local após uma edição no Parque de Exposições, o evento foi válido como segunda etapa do calendário oficial e reuniu cerca de 900 participantes num trajeto de 6km. Referências no pelotão de elite, os atletas locais Jocemar Corrêa (Super Amigos/ Punnto) e Aline Barbosa (Zaap/ Mais Bella) voltaram ao topo do pódio, sendo os grandes nomes da disputa.

Volta por cima

Octacampeão do Ranking, o primeiro colocado geral cruzou a linha de chegada em 20min05s e voltou a sentir o gosto da conquista nos desafios da cidade – seu último título havia sido na Corrida Côrtes Villela, em 2019. “É a minha primeira vitória na Tecnobit e nem lembrava mais a última vez que ganhei uma corrida em Juiz de Fora, porque depois ainda veio a pandemia. Voltar a ser campeão em casa é outra coisa, uma emoção que só Deus para explicar. Muitas vezes, eu mesmo pensei que não fosse capaz de voltar a correr como antigamente, mas coloquei na minha mente que não iria me importar com a posição, e sim com o resultado. Sei que posso vencer também, e isso me fez acreditar em mim mesmo de novo”, relatou Jocemar.

Os campeões da segunda etapa do 34º Ranking JF, Jocemar Corrêa e Aline Barbosa (Foto: Hugo Keyler/Rumo Certo)

Acostumado a desafios de até 21km, ele pretende privilegiar a distância mais longa do atletismo nesta temporada. Inclusive, estreou nesse tipo de competição com vitória na Maratona de Niterói, em maio. “É uma coisa que achei que nunca fosse fazer, porque é muito difícil se dedicar a esse tipo de treino. Na do Rio, mês passado, eu me empolguei, saí muito forte e senti no km 36, mas terminei a prova. Só que é bom, porque, depois de uma corrida longa, a gente se sente mais forte para treinar e competir, apesar de estar mais lento e precisar trabalhar um pouco mais a velocidade. Mesmo assim, quero continuar correndo os 10km e as meias maratonas, pois são as provas onde tenho mais chances de estar no pódio”.

Rumo ao Rio

Campeã do Ranking em 2016 e 2018, Aline venceu a Duque de Caxias no ano seguinte e retornou ao principal posto da categoria feminina com 24min45s. “O percurso da Tecnobit me pegou um pouquinho de surpresa, mas foi bom, porque estou treinada para morro. Consegui abrir bastante no início e cheguei com uma diferença boa, de quase dois minutos. O corpo estava bem treinado, e acabei me saindo melhor do que eu esperava. Consegui um resultado muito bom, foi perfeito”, destacou.

Confirmada no calendário de corridas da cidade, a atleta também se prepara para os 21km da Asics Golden Run, no próximo domingo, 10, no Rio de Janeiro. “Além da meia maratona de Juiz de Fora, já corri a do Rio e a SP City, e vai ser minha primeira vez nessa prova. Gosto muito de correr 21km e quero completar abaixo de 1h30 – não é minha melhor marca, mas acredito que seja um bom retorno às provas oficiais. Vou fazer o meu melhor”.

Show com a banda Muamba foi uma das atrações da corrida noturna, no Estádio Municipal (Foto: Hugo Keyler/Rumo Certo)

Pódios e satisfação

A classificação masculina foi seguida por Pedro Henrique Archanjo (Vem Correr), Matheus Batista (Super Amigos), Bruno Santos (Chiador Runners) e Sérgio Vinícius Reis (Mega Academia), respectivamente, enquanto Cida Rosa (Nativos), Ana Cláudia Souza, Carlota Gomes (Nativos) e Maria Célia Gonçalves (Mega Academia) completaram a feminina entre segundo e quinto lugares.

Por equipes, as maiores pontuações ficaram com Super Amigos (453), Mega Academia (428) e Chiador Runners (255), nas masculinas, e Nativos (380), ProFit Running (213) e Vem Correr (179), nas femininas. Entre os grupos de pessoas com deficiência (PCD), a vitória foi do Paradesporto SEL. A apuração de todas as etapas é realizada pela Secretaria de Esporte e Lazer, que deve ser contatada pelo e-mail rankingdecorridasjf@yahoo.com.br, em caso de dúvidas.

Responsável pela Tecnobit Informática Night Run, o organizador Marcelo Machado Montenegro teve o desafio de montar toda a estrutura do evento somente após a partida entre Tupynambás e Boa Esporte, válida pela 4ª rodada do hexagonal final do Campeonato Mineiro – Módulo II, realizada sábado à tarde, também no Estádio Municipal. Apesar da preocupação e cansaço, ele comemora o sucesso da programação, que ainda contou com show da banda Muamba e chopp artesanal no pós-prova. “Eu mesmo fiquei surpreso com a corrida, pela repercussão tão positiva que venho recebendo. É tanta gente elogiando, que ainda nem caiu a minha ficha. Contamos com a ajuda preciosa de todos os nossos parceiros, apoiadores e colaboradores, então, essa é uma conquista de todos nós. Valeu muito a pena e, graças a Deus, deu tudo certo”, enfatiza. E já aproveita para dar um spoiler. “Agora vamos mudar o foco e programar a Corrida da Primavera, do nosso Circuito das Estações de Trilhas”.

CLIQUE AQUI para ver os resultados extraoficiais da 6ª Tecnobit Night Run.

*Pelo quinta edição consecutiva, o Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação e cobertura deste evento, assim como continuará sendo na segunda temporada do Circuito das Estações de Trilhas. Mais informações e cadastros em breve.

Compartilhe em suas redes sociais