*Priscila Oliveira
Elas são um grupo de mulheres, a maioria mães, que se reunia para jogar vôlei semanalmente em Juiz de Fora. As crianças, claro, iam junto. O amor pelo esporte e a amizade cresceram, fazendo surgir, assim, um dos principais torneios da modalidade na região. Após duas temporadas suspensa pela pandemia, a Taça JF de Voleibol de Quadra está de volta e com inscrições abertas para a sexta edição.
“Somos cinco amigas, que nos conhecemos nos joguinhos que a gente fazia, numa quadra alugada. Tinha a minha irmã, uma que era comadre de outra e outra que era uma amiga muito próxima. Nos juntamos e decidimos montar um time. Primeiro, definimos o nome: Athenas. Criamos nossa logo e, a partir daí, começamos a disputar um monte de campeonatos fora da cidade”, lembra Mariana Mota, uma das organizadoras.
Ela revela que, apesar de outros times locais treinarem na época, não existiam equipes femininas que disputassem campeonatos – e isso era exatamente o oposto do que elas queriam fazer. “Íamos para outros municípios, como Barbacena, Barroso, Resende Costa, Belo Horizonte, Rio Pomba e São João del-Rei. Fomos disputando os torneios, deu super certo e quisemos criar um aqui. Então, em 2015, organizamos um quadrangular simples. No ano seguinte, a procura foi maior e fizemos uma edição com jogos masculinos e femininos. Desde então, foi sucesso absoluto”.
Mariana enfatiza que a Athenas atualmente conta com oito integrantes, sendo cinco diretamente envolvidas no evento. “Dois anos depois que começamos a fazer a Taça, vimos que não tínhamos condições de organizar e participar, porque a gente apita e tal. Umas são árbitras, outras apontadoras de mesa, outras auxiliam na organização. Cada uma trabalha numa área para fazer o torneio acontecer”.
A Taça e as crianças
A Taça JF de Voleibol de Quadra acontece no Clube Bom Pastor, nos próximos dias 14 e 15, para as equipes femininas, e em 21 e 22 de maio, para as masculinas. Ao todo, são oferecidas nove vagas para cada fim de semana. A taxa é de R$350,00 e os cadastros devem ser feitos pelo telefone (32) 98888-0222, com a própria Mariana. Os times serão divididos em três chaves de três equipes, onde os primeiros de cada chave, assim como o segundo melhor colocado geral, serão classificados para as semifinais. “Tem premiação para os campeões e vices, brindes e premiações individuais de quem se destaca na partida, além da seleção do torneio, que é quem se destaca em cada posição (levantador, líbero, ponteiros, meios e oposto). Conseguimos parcerias com várias microempresas, que nos proporcionam fazer uma boa premiação e, com o que sobra, ajudamos a custear a participação da Athenas em outros torneios”.
Independente de onde o grupo esteja, os pequenos são sempre inspiração. “De nós oito, só duas não têm filhos. Quatro têm dois filhos e duas têm um filho. Treinamos toda terça-feira no Sesc Rio Branco e, geralmente, levamos as crianças junto. Mas, de vez em quando, dá muita bagunça”, brinca. “E deixamos as crias em casa quando vamos para algum torneio. Algumas até vão com as famílias, mas a maioria não leva, porque é cansativo para as crianças e os maridos também”.
Após duas temporadas de muita saudade, a organizadora celebra o retorno dos times às quadras e à competição local. “Metade das vagas masculinas já estão preenchidas, sendo que abrimos as inscrições na quinta-feira passada, 31. As equipes estão bem ansiosas, porque já conhecem nosso torneio e sabem que ele é muito bem organizado e prazeroso de jogar. Além disso, os atletas estão vindo de um período de abstinência do voleibol, então, vai ser muito bacana receber todo mundo de volta”, encerra Mariana.