Gláucio Monte-Mór faz vaquinha virtual rumo à ultramaratona 24h

*Priscila Oliveira

Uma das principais referências da cidade quando o assunto são provas de longa distância, o atleta e treinador Gláucio Monte-Mór se prepara intensamente para encarar mais uma ultramaratona. O desafio escolhido para iniciar a temporada foi a 24 Horas Torao Takada, que acontece de 22 a 23 de abril, no município de Toledo, interior do Paraná.

Juiz-forano mantém volume intenso de treinos desde novembro, com pelo menos 350km percorridos por mês (Foto: arq. pessoal)

“Após um período de poucos treinos, devido a problemas pessoais, resolvi focar nessa prova. Comecei a preparação no final de novembro, com treinos, alimentação e descanso totalmente focados nesse objetivo. Entre os principais treinos, fiz 60km + 50km + 20km, em três dias seguidos, no carnaval – o último seria de 40km, mas eu já estava muito cansado e não aguentei”, conta. “Tenho experiência com longa distância e fui aumentando o volume aos poucos, mas só consegui fazer essa sequência no carnaval por ser feriado e ter ficado sem trabalhar. Em dia normal seria inviável”.

Meta estabelecida

De dezembro para cá, ele percorre pelo menos 350km por mês e chegou a totalizar 460km em março. “Também fiz um treino de 80km e me surpreendi, porque foi o melhor da minha vida. Além disso, já reduzi meu peso corporal em mais de 10kg. Sei que Toledo fica numa região extremamente quente no verão, mas creio que esteja um pouco mais fresco no final de abril. Tomara”, brinca.

Com saldo de dezesseis ultramaratonas no currículo, Gau, como é conhecido, já estabeleceu uma meta para o desafio paranaense. “A prova é sábado, mas chego quarta para poder organizar tudo com calma. Vamos correr numa pista de 1.330m, em volta de um lago. Meu objetivo é tentar superar 202km, uma marca que atingi em 2015 e com a qual fui vice-campeão, no Rio de Janeiro. É uma tarefa difícil, mas estou treinando bastante para isso. Uma prova dessa é muito imprevisível, porém temos que fazer a nossa parte da melhor forma possível”.

Ele já participou da Comrades Marathon, na África do Sul, três vezes. É a mais antiga ultramaratona do mundo (Foto: arq. pessoal)

Vaquinha

Um dos responsáveis pela equipe UltraMove e aos 45 anos, essa vai ser a terceira participação do juiz-forano numa corrida de 24 horas. “Além de tentar superar a distância percorrida na última vez, vou tentar índice para a Spartathlon, que tem 246km, acontece anualmente na Grécia e é uma das ultramaratonas mais difíceis do mundo”, revela.

Ele promove uma vaquinha virtual para auxiliar nas despesas com a viagem até o Paraná. “Como o local é distante e os custos são mais altos, estou contando com a ajuda dos amigos. Qualquer quantia é muito bem-vinda”. E ainda aproveita para fazer uma ação social com parte do valor arrecadado. “Vou destinar 10% para a Associação Pedrinho, que surgiu em julho de 2016, com o objetivo de ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social por toda Juiz de Fora e região, através de brinquedos, roupas, material escolar e cestas básicas. Eu e as crianças agradecemos, de coração, quem puder ajudar”, finaliza.

*Gláucio Monte-Mór é patrocinado por Barão Pizzaria, Camilo dos Santos, Meias Young e VidAtiva.

Compartilhe em suas redes sociais