Gilberto Lopes e Amanda Oliveira se classificam para o Pan e Sul-Americano de Cross Country

*Priscila Oliveira

Gilberto Lopes e Amanda Oliveira ao lado do campeão da Copa Brasil, Wendell Souza (Foto: arq. pessoal)

A elite do atletismo nacional se reuniu neste domingo, 13, em Serra, no Espírito Santo, para as disputas da Copa Brasil de Cross Country. Além da concorrência fortíssima, incluindo nomes que integraram a Seleção Brasileira em Tóquio 2021, o calor de quase 30 graus foi um desafio a mais, e dos grandes, para os participantes.

Na categoria principal, a adulta, com cinco voltas de 2km pelo condomínio Alphaville Jacuhy, os mineiros também fizeram bonito. No masculino, não foi dessa vez que Gilberto Lopes (ABDA-SP), de São Miguel do Anta, alcançou o heptacampeonato. Mesmo assim, ele completou a prova em 33min33s e subiu ao pódio na terceira colocação. Já Amanda Oliveira (CRIA UFJF), representante de Mercês, campeã em 2019, fez a lição de casa mais uma vez e cruzou a linha de chegada em 6º lugar no feminino, garantindo a classificação.

Ainda na arena de prova, Gilberto e Amanda fizeram questão de enviar esta foto para o Rumo Certo, ao lado do campeão Wendell Souza (Cantão Atletismo), de Mato Grosso, que conquistou o título da modalidade aos 31min54s. Entre as mulheres, a melhor colocação foi da catarinense Simone Ferraz (APA/SECEL), com 37min30s. Ela representou o Brasil nos 3.000m com obstáculos dos Jogos Olímpicos de 2021.

Junto aos cinco melhores atletas da categoria por gênero, o são-miguelense e a mercesana voltam a integrar a Seleção Brasileira nas disputas dos campeonatos Sul e Pan-Americano de Cross Country, também em Serra (ES), no próximo dia 27.

Até o fechamento desta publicação, os resultados completos, bem como todos os tempos, ainda não haviam sido divulgados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), responsável pelo evento.

Compartilhe em suas redes sociais