*Reportagem: Priscila Oliveira ; Foto de capa: Hugo Keyler
A quarta temporada do Ranking G10 Zona da Mata chega ao fim neste domingo, 10, com mais uma edição da Corrida Rústica de Chácara. Além de encerrar um calendário para lá de bem-sucedido, com recorde de inscritos em todas as etapas, a prova é a última chance dos participantes acumularem pontos para a tão aguardada premiação final, que terá data e local divulgados em breve.
Exatamente pensando na disputa pelos pontos que levarão aos pódios gerais e por categorias da competição, o circuito mais acolhedor da região lança a segunda classificação parcial de 2024, mostrando reais chances de virada, inclusive em relação aos títulos principais.
No masculino, Carlos Eduardo Rodrigues (Chacarense), de Chácara, segue na dianteira após cinco vitórias, mas diminuiu a vantagem sobre Marco Antônio Cândido (Nativos), de Rochedo de Minas, após faltar a etapa de Rio Pomba, no último dia 27. A diferença, que na parcial de 10 de outubro, era de 32 pontos, caiu para apenas seis, com os atletas somando 176 e 170 pontos, respectivamente. “Infelizmente, não pude estar na penúltima etapa do G10, devido a um compromisso familiar, mas domingo estarei correndo na minha cidade. É uma ansiedade muito grande. Estou me preparando para fazer uma excelente prova, se Deus quiser. Conto com a torcida de todos”, antecipa o corredor de 16 anos.
Gilmar Cirino (Pira Runners), de Piraúba, e Rogério Filho (Goianá Sports), de Juiz de Fora, continuam na terceira e quarta colocações, com 149 e 105 pontos, enquanto Leandro de Paula (Descoberto Runners), de Descoberto e também com 105, assumiu a quinta posição, anteriormente ocupada por Pedro Henrique Archanjo (Ultraleve, 92), de Bicas, que agora aparece em sexto lugar.
Entre as mulheres, a brás-pirense Cida Rosa (R21 Sports) segue na liderança rumo ao bicampeonato do G10, com sete vitórias consecutivas, mas tendo a descobertense Marcilene Toledo (Descoberto Runners) na cola, uma vez que o cenário pode mudar, dependendo do que acontecer na última disputa. A distância entre elas já foi de doze pontos e atualmente é de dezesseis (210 x 194). “Esse ano, eu tirei para focar na corrida e tudo está encaminhando, mas ainda não acabou. Vamos ver se Deus me permite ser bicampeã”.
Ainda na categoria feminina, Ivaniz Ribeiro (Chacarense, 162), de Chácara, saltou para a terceira posição, deixando Ninil Nascimento (Goianá Sports, 160), de Juiz de Fora, em quarto. Já Rejane Santiago (Rio Pomba Runners, 104), de Rio Pomba, manteve a quinta colocação geral.
Ranking G10 Zona da Mata: classificação parcial II
Nono e último desafio do ano no Ranking, a Corrida Rústica de Chácara tem percurso de 7km, com largada às 8h, na Praça Farmacêutico Nicolau Mostaro. Além do tradicional café da manhã, hidratação e medalha, sobem ao pódio os cinco primeiros colocados gerais e de cada faixa etária, e os três primeiros da categoria PCD (pessoas com deficiência), masculinos e femininos.
“Nossa expectativa aqui é a mais alta possível. A gente está muito feliz de voltar para o Ranking G10 e finalizar a temporada este ano. A cidade estava com saudade da corrida e os preparativos estão a mil. Estamos preparados para fazer uma grande festa e receber os atletas da melhor forma possível”, antecipou o organizador Fernando Alvim.
* O Rumo Certo é mídia oficial de divulgação, cobertura fotográfica e cobertura jornalística do Ranking G10 Zona da Mata, desde a primeira edição, em 2019.
** Receba todas as atualizações do Rumo Certo pelo WhatsApp.
*** Confira a agenda dos próximos eventos em JF e região no nosso Calendário.