*Priscila Oliveira
Iniciado em 04 de setembro de 2022, com o objetivo de fomentar o turismo esportivo na zona rural de Juiz de Fora, o Ranking Distrital Trail Run chega à quinta e última etapa, neste domingo, 03. Após passar por Rosário x Valadares, Caeté x Sarandira, Humaitá x Penido e Paula Lima x Chapéu D’Uvas x Dias Tavares, quem encerra a primeira temporada do circuito, conhecido como RDTR, é o desafio Monte Verde x Torreões. Dessa vez, a categoria Curto tem 9km, enquanto a Longo totaliza 22km – ambas com largada na Praça de Monte Verde, às 8h30.
“Exatamente 365 após o lançamento do projeto RDTR-JF, cerca de 150 atletas estarão reunidos na última etapa do circuito, que passou pelos oito distritos, um ex-distrito e um povoado da cidade. Ao final, terão sido mais de 150km percorridos por estradas de terra e trilhas, atravessando córregos, subindo morros ‘intermináveis’ ou descendo ladeiras escorregadias – correndo, caminhando, escalando, ouvindo os sons da natureza e respirando ar puro”, destaca o idealizador e organizador do Ranking, Heraldo Maciel.
Percursos, balanço e orientações
Ele antecipa que, a exemplo da primeira etapa, as duas provas largam no mesmo lugar, mas seguem direções diferentes. “O Curto vai seguir reto e o Longo vira logo após a linha de largada”. Relembre! Outro detalhe importante é que os desafios prometem ser ainda maiores. “Essa é a prova com maior altimetria nos dois percursos – ultrapassa os 700m de ganho de altitude no Longo e chega a quase 300m no Curto. No meio de cada um dos trajetos tem trechos de trilha em descida, para o pessoal se distrair um pouco”, brinca.
Professor de Geografia e corredor, Heraldo faz um breve balanço dessa edição de estreia do RDTR. “Foram muitos desafios e alguns probleminhas, mas nossa equipe (voluntária) esteve sempre unida e bem disposta a encarar e vencer os obstáculos. Agora é pensamento positivo, torcer e trabalhar para que tudo dê certo amanhã”.
Os interessados em ir de ônibus devem pegar a linha 523, que sai da Avenida Getúlio Vargas, próximo à esquina com a Rua Afonso Pinto da Mota, no Centro, às 6h50. Também há vagas disponíveis na corrida para quem chegar até 8h. A orientação é para que os atletas do Longo levem hidratação extra para complementar os dois pontos disponíveis (nos km 7,5 e 15), pois há muitas subidas, além da previsão de sol e calor. Já depois do evento, o convite do organizador é para os participantes aproveitarem a piscina e a ducha disponíveis no sítio da família, localizado a aproximadamente 200m da largada. “Só levar roupa de banho”, acrescenta.
Premiação e brindes
Todos os inscritos recebem vale-lanche, kit frutas e medalha especial – a última da mandala com o mapa de Juiz de Fora. Já os três primeiros colocados gerais e de cada faixa etária (10 em 10 anos) ganham um troféu triangular, que vai finalizar a pirâmide pentagonal para quem for premiado em todas as etapas. Os pódios são masculinos e femininos.
Aqueles que completarem pelo menos três provas recebem uma camisa do RDTR e um estojo para armazenamento da mandala, além de ficarem aptos à premiação final do Ranking. Todos os detalhes, como local, horário e bonificações em dinheiro, serão confirmados em breve.
Classificação parcial do Ranking Distrital Trail Run.
*O Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação, cobertura fotográfica e cobertura jornalística do Ranking Distrital Trail Run.
**Receba todas as atualizações do Rumo Certo pelo WhatsApp. CLIQUE AQUI!