*Priscila Oliveira
Paulista de Osasco, professora universitária e residente em Juiz de Fora desde 2010, Elisa Rodrigues iniciou sua trajetória no esporte com caminhadas na esteira, fez da natação uma aliada contra lesões e se rendeu ao ciclismo com “leveza”, enfrentando meias maratonas, maratonas, duathlons (incluindo vaga para um Mundial na Suíça) e triathlons até se inspirar na amiga Marina Fráguas, campeã do ano passado, para encarar a modalidade Full Distance – a mais difícil do Capixaba de Ferro, considerado um dos maiores eventos do segmento no Brasil.
Representante da equipe Team Britto, a triatleta não apenas estreou com o pé direito, como ainda foi vice-campeã da disputa, após nadar 3,8km, pedalar 180km e correr 42km pela Praia da Bacutia, em Guarapari (ES), no último domingo, 06. “Fiz o Half Distance em 2021 e o Ironman 70.3, em 2022. Essas provas me deram mais confiança e dedici antecipar o Full, porque acompanhei a Marina nos treinos preparatórios e no Capixaba que ela fez. Quando a vi na maratona, ultrapassando as concorrentes, feliz e super empoderada, isso me inspirou muito. Eu fui seduzida por ela”, brincou.
Sororidade e meta
Feminista convicta, Elisa atribuiu o título a uma grande rede de apoio, formada por familiares, assessoria esportiva, profissionais diversos e, principalmente, pelas amigas. “Num treino de corrida muito duro, que eu quase abortei, a Natália Fernandes disse para mim: ‘lembra que a corrida tem altos e baixos, como a vida’. Em outro treino, de bike, a Marina me falou: ‘sonhos não foram feitos para serem guardados na gaveta'”.
Foi assim, coletivamente, que Elisa encontrou no esporte uma ferramenta em prol da saúde, qualidade de vida, disciplina e força para encarar o dia a dia. “Ninguém se faz sozinha. Em momentos cruciais desse ciclo, a sororidade entre nós, mulheres, e o encorajamento mútuo foram fundamentais”, ressaltou.
Dessa forma, a meta de realizar o Full Distance no aniversário de 50 anos foi antecipada em três e concluída com sucesso. “Cheguei no Capixaba de Ferro nessa vibe. Minha única intenção era cruzar a linha de chegada, alcançar cada uma das distâncias, cumprir cada uma das etapas e fazer no esporte o que eu digo para muitas mulheres, desde a minha filha: ‘para nós, não existe a opção desistir'”.
Standard
A equipe juiz-forana também fez bonito na modalidade Standard (1,5km de natação, 60km e 10km de corrida), com Luiza Bartels, 4ª colocada geral feminina, e Frederico Pieper, marido de Elisa, 3º colocado na categoria 45-49 masculina.
Os bons resultados do grupo vão de encontro a uma frase que dominou os pensamentos da triatleta madrugadas antes da competição. “Quando o coração aponta uma direção e a mente consente, o corpo estremece, porque sabe que vai ter que lutar para chegar lá”.