*Priscila Oliveira
O pontapé inicial do 2º Ranking Distrital Trail Run (RDTR) foi dado no último domingo, 14, em Juiz de Fora. Com a proposta de inverter os percursos, homenageando morros ou picos das localidades por onde vai passar novamente, a etapa de abertura referenciou o ‘Pico Cabeça de Formiga’, entre Valadares e Rosário de Minas. Outra novidade foi a inserção de mais uma categoria, voltada especialmente para os iniciantes na modalidade. Dessa forma, o circuito passou a oferecer os trajetos Curto (caminhada), Longo (21km) e Médio (9km) – todos com largada e chegada no Restaurante da Piscina, em Valadares.
Invictos
Batendo recorde de público, com 200 inscritos, a disputa masculina da prova principal ficou ainda mais acirrada. Porém, o atleta e treinador local Rogério Filho (Super Amigos) manteve a dianteira na meia maratona pela zona rural com o tempo de 01h21min50s sobre os conterrâneos Lawrens Makkai (Gilberto Roque, 01h24min06s) e João Paulo Neves (R21 Sports, 1h32min13s). “Ano passado, o percurso foi um pouco mais pesado, mas esse ano teve a dificuldade da chuva um dia antes, então, ficou mais pesado. Os adversários também aparecerem. Pessoal bem forte na prova. Até o Km 13, eu ainda estava em segundo lugar e tive que me esforçar bastante, mas venho me dedicando e treinando desde o final do ano, e consegui manter minha invencibilidade”, destacou o campeão.
Entre as mulheres, o pódio geral foi igualmente juiz-forano. A exemplo dos desempenhos anteriores, Thais Matta (Gilberto Roque) garantiu o título dos 21km com folga, dessa vez em 01h44min58s, enquanto Ninil Nascimento (Vem Correr, 01h53min42s) e Mariângela Jenevain (1h53min49s) cruzaram a linha de chegada com apenas sete segundos de diferença. “Sendo sincera, lembrei vagamente de algumas partes do percurso, mas sabia que esse primeiro não estava entre os mais difíceis. Só do tempo estar assim, já vim animada, porque gosto de correr com chuva e com barro. Fiquei sabendo que ia aumentar os pontos de água, e isso foi legal também. Comecei sem saber se ia correr todas as etapas, mas eu não aguento e acho que vou acabar correndo sim”, antecipou a primeira colocada.
Resultados RDTR ‘Pico Cabeça de Formiga’
Destaques e próxima
Nos 9km, vitória de Diego Rodrigues (Time Bastos, 34min50s) e Vanessa Rangel (Três Rios, 45min22s). Já nos 4.5km, a liderança foi de Miquéias Netto (Ligeirinhos, 21min27s) e Poliana Almeida (31min13s).
Segundo o organizador e idealizador do Ranking Distrital Trail Run, Heraldo Maciel, a etapa de abertura driblou os obstáculos do clima e saiu melhor do que a encomenda. “O grande desafio da prova foi a chuva inesperada, o temporal que caiu sábado em Valadares. Eu estava aqui na hora e molhou os materiais do kit, acabou com toda a marcação de cal, mas a nossa equipe se superou e conseguiu oferecer uma corrida bacana”. Revelando que o grau de dificuldade das etapas vai ser gradativo, ele marcou a próxima disputa para o dia 21 de abril, no chamado RDTR ‘Morro de Santa Cruz’ (Penido x Humaitá). As inscrições serão abertas em breve.
*O Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação, cobertura fotográfica e cobertura jornalística de todas as etapas do 2º Ranking Distrital Trail Run, a exemplo da primeira temporada.
**Receba todas as atualizações do Rumo Certo pelo WhatsApp. CLIQUE AQUI!