*Priscila Oliveira
“Minha expectativa para o retorno do Ranking está a mil – acho que todo mundo não via a hora das corridas da cidade voltarem. Está todo mundo ansioso e vai ser um momento muito marcante, porque a primeira corrida da volta vai ser exatamente a última que fizemos antes da pandemia”. É assim que o atleta local e representante da equipe ACJF/JF Paralímpico, Bruno Guedes, descreve sua ansiedade para a chegada de domingo, 05, com a realização da 5ª Corrida Côrtes Villela.
A largada para o percurso de 6km acontece às 8h e, segundo a Secretaria de Esporte e Lazer, mais de 1.200 participantes, entre adultos e crianças, devem integrar as atividades do evento – com arena no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio pela primeira vez. Porém, até se alinhar junto aos colegas da categoria PCD (pessoas com deficiência), o corredor celebra a vida e a oportunidade de disputar o esporte que tanto ama novamente. “Os treinos pararam na pandemia e só voltaram a ser presenciais em outubro. Mesmo assim, durante esses dois anos, as professoras do projeto sempre mandaram atividades para fazermos dentro de casa, e isso foi fundamental para não deixarmos o corpo completamente parado. Apesar da distância, elas faziam questão de estar por perto, de alguma forma”.
Outra estratégia para suportar os desafios impostos pela covid-19 foi manter a descontração entre os amigos de modalidade. “Chegamos até a fazer uma brincadeira sadia, os chamados ‘palpiteiros’. Todo fim de semana, pegávamos os jogos do Campeonato Brasileiro [de futebol] e fazíamos tipo um ‘bolão’, para ver quem ficaria na frente. Isso também ajudou muito a movimentar a equipe nesses período”, revela.
“Leão de treino”
Aos 32 anos, Bruno é um dos principais destaques da categoria Visual B2, tendo sido campeão geral do calendário entre os corredores com baixa visão diversas vezes. Entretanto, todos os louros alcançados a cada trajeto foram fruto de uma trajetória iniciada mais precisamente no dia 16 de março de 2010, como gosta de enfatizar. “Procurei a Associação dos Cegos [ACJF] um ano depois de sair do ensino médio, querendo fazer as atividades que eles ofereciam, e chegaram a me inscrever no futebol de 5. Só que o Léo Lima, professor da época, ligou para a minha casa falando que eu tinha que estar no Sport Club no dia seguinte, sete horas da manhã, com short e tênis. Fiz 30 minutos sofridos de corrida naquele dia, mas costumo dizer que esse foi meu ‘batismo’ no esporte”.
Para completar cada desafio, ele é auxiliado por um atleta-guia, a quem fica conectado pela mão, através de uma espécie de corda. Após mais de uma década de dedicação, contabiliza inúmeros benefícios da prática em seu dia a dia. “Cresci muito de lá para cá, e os resultados apareceram com muito foco e objetivo. Sempre fui muito dedicado – sou o chamado ‘leão de treino’, pois só falto se for em último caso. Perdi cerca de 20 quilos e ganhei muita qualidade de vida. Mudei até como pessoa, porque hoje sou completamente diferente. A corrida foi me viciando até eu chegar ao nível que tenho hoje. Também perdi muito da minha timidez e fui crescendo como indivíduo. Se não fosse esse esporte, eu seria outra pessoa”, ressalta.
Com uma trajetória tão bonita, e de superação, a ansiedade de Guedes para retornar às pistas só aumenta. “Acredito que vai ser um misto de sentimentos – felicidade por estarmos voltando a correr e emoção, por termos vencido esse período tão difícil. O coração já está acelerado e acredito que nem vou conseguir dormir sábado. Aliás, vou dormir louco para acordar e correr no outro dia. Vai ser um momento muito marcante”.
Calendário
A programação do 34º Ranking de Corridas de Rua inclui outras seis etapas, seguindo com a 6ª Tecnobit Informática Night Run (07 de julho, 6km – inscrições na Tecnobit Informática, Terrabike e site Corridão, ou domingo, durante o Côrtes Villela), 10ª Meia Maratona de Juiz de Fora (28 de agosto, 21km), 10ª Corrida Camilo dos Santos (18 de setembro, 8,8km), 9ª Corrida Solidária da Ascomcer (16 de outubro, 7km), 5ª Corrida Unimed (06 de novembro, 7km) e Corrida Move It Sports (nome provisório, 11 de dezembro, 10km).