*Priscila Oliveira
Quem conhece a atleta e treinadora Amanda Oliveira (Amanda Oliveira/ Real Mercês) de perto, ou já teve a oportunidade de vê-la correndo pessoalmente, muito provavelmente vibrou com o feito e tanto dela no último sábado, 18. A representante mineira de Mercês foi o grande nome da categoria feminina nos 21km da Maratona do Rio, numa vitória espetacular e emocionante, em 1h18min30s. A prova teve largada no Leblon e chegada no Aterro do Flamengo. Assista ao vídeo da chegada!
Ainda na capital fluminense, onde vislumbra a próxima competição, a corredora vivencia toda a satisfação por seu título inédito na prova. “Estou muito feliz com esse resultado. É muito gratificante, porque foi aqui no Rio de Janeiro que iniciei minhas provas de meia maratona. Fiquei muito feliz com aquela vibração toda, aquela energia positiva por onde eu passava. O pessoal me apoiou, incentivou e torceu por mim ao longo de todo o percurso”, destaca. “Teve alguns desafios, como o vento e a umidade do ar, mas fui lá e fiz o meu melhor, dentro das minhas condições”.
Quarta colocada nas duas edições anteriores do evento, a mercesana não tira da cabeça o momento tão especial da conquista. “É uma felicidade sem limite! Aquela torcida toda na chegada… Foi uma emoção muito grande representar Minas Gerais, minha querida cidade de Mercês, e foi incrível o carinho daquele pessoal todo torcendo por mim. Com certeza, foi uma das maiores emoções que já senti até hoje na minha carreira como atleta”, acrescenta.
Troféu Brasil
Apesar de todo o frenesi e satisfação, Amanda mantém os pés no chão para os desafios que tem pela frente. “Vou continuar firme nos meus objetivos, porque sei que ainda tenho muito a melhorar. Mas, com muita disciplina, foco e determinação, vamos ajustando alguns detalhes, em busca do melhor, sempre”.
A próxima prova-alvo acontece ainda esta semana, também na Cidade Maravilhosa. Na sexta-feira, 24, ela vai em busca de outro bom resultado – dessa vez, nos 10.000m do tão aguardado Troféu Brasil. “Já fiquei em quinto lugar nos 5.000m e nos 10.000m, onde fiz algumas das minhas melhores marcas: 17min00s e 35min15s [respectivamente]. Este ano, minha expectativa é melhorar ainda mais, fazendo meu melhor na prova de 10.000m”, finaliza.
O Troféu Brasil de Atletismo acontece entre 22 e 25 de junho, no Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão. A competição é a última chance dos atletas buscarem índices para o Campeonato Mundial de Atletismo do Oregon, que vai ser disputado em julho, nos Estados Unidos.