Acidente com jovem equipe de remo gaúcha deixa esporte brasileiro de luto; atletas e treinador morreram

*Reportagem: Priscila Oliveira

Acontece nesta terça-feira, 22, a partir de 16h, em Pelotas, no Rio Grande do Sul, o velório coletivo dos oito integrantes do projeto social “Remar para o Futuro” e do Centro Português 1⁰ de Dezembro, mortos num grave acidente na noite do último domingo, 20, enquanto retornavam do Campeonato Brasileiro Unificado, em São Paulo (SP).

Equipe de Pelotas tinha remadores entre 15 e 20 anos, e retornava do Campeonato Brasileiro Unificado, em São Paulo (Foto: Divulgação/Remo Tissot)

Os atletas Angel Souto Vidal, Henry da Foutoura Guimarães, Helen Belony, João Pedro Kerchiner da Silva, Nicoli Colella Cruz, Samuel Benites Lopes e Vitor Fernandes Camargo tinham entre 15 e 20 anos e eram acompanhados pelo técnico Oguener José Tissot da Costa, 43. Eles haviam consquistado sete medalhas por categorias (duas de ouro, três de prata e duas de bronze).

Uma carreta container tombou sobre a van em que a equipe estava, na BR-376, em Guaratuba, na divisa entre os estados de Santa Catarina e Paraná. O motorista, Ricardo Leal da Cunha, de 52 anos, também não resistiu. Já João Pedro Milgarejo, 17, foi resgatado com ferimentos leves e encaminhado para um hospital em Joinville (SC). “Quando eu acordei, nem sabia o que estava acontecendo. Depois que eu fui ver que estava tudo desmoronado. Quando eu saí daquela van, já sabia que ia ser só eu. Não tinha como mais ninguém sobreviver”, revelou o remador ao g1.

“Meus pêsames por todo mundo que não sobreviveu. Meus amigos, meu treinador e pela família deles. Sinto muito”, completou.

Dor e pesar

A Prefeitura de Pelotas, cidade natal de grande parte das vítimas, decretou luto oficial de sete dias, enquanto a Confederação Brasileira de Atletismo expressou “seus mais profundos sentimentos a todos os familiares, colegas e amigos da Confederação Brasileira de Remo”, que se solidarizou “com a dor dos amigos e familiares dos atletas atingidos pela tragédia”.

O Ministério dos Esportes declarou “profundo pesar por essa tragédia que afeta a todos” e o Comitê Brasileiro de Clubes lamentou profundamente o ocorrido, desejando que “a memória dos atletas, suas conquistas e alegria sejam uma fonte de consolo em meio à dor”.

* Receba todas as atualizações do Rumo Certo pelo WhatsApp.

** Confira a agenda dos próximos eventos em JF e região no rumocertojf.com/calendario.

Compartilhe em suas redes sociais