Campeonato Mineiro Adulto e II Festival Aberto de Atletismo FMA são atrações em JF

*Priscila Oliveira

Os entusiastas do atletismo têm um encontro marcado neste sábado, 21, em Juiz de Fora. Isso porque, a pista da Faculdade de Educação Física da UFJF vai sediar as disputas do Campeonato Mineiro Adulto e do II Festival Aberto de Atletismo FMA, a partir de meio-dia. Apesar das inscrições disponibilizadas pela Federação Mineira de Atletismo, organizadora do evento, estarem esgotadas, as atividades podem ser acompanhadas gratuitamente.

O atleta Luiz Mauricio Dias, fera do lançamento de dardo, foi revelado pela equipe CRIA UFJF (Foto: Divulgação/FMA)

“Colocamos um número de vagas suficiente para custear a competição, porque o atleta federado paga metade do valor de quem não é – por isso que fazemos o Festival para o público em geral, junto com o Estadual, sendo que o atleta federado de outra categoria, como a Sub-16, por exemplo, pode participar do Festival para obter resultado. Basicamente, em Minas Gerais, as equipes conseguem competir com todos os atletas em todos os campeonatos”, explica o atual presidente da FMA, Gustavo Ranieri.

Ele comenta que Juiz de Fora foi escolhida para sediar a etapa do Campeonato Mineiro por ter uma das melhores estruturas do estado, sendo “excepcional” para a realização desse tipo de evento. Segundo o calendário oficial de competições da Federação para a temporada 2022, as disputas pela categoria Adulto antecedem os desafios Sub-18, em Lavras, em julho; Sub-23, em agosto, num município que ainda vai ser definido; e Sub-14 e Sub-16, ambos em Uberlândia, no mês de setembro.

A corredora Amanda Oliveira, de Mercês, representa a UFJF em competições estaduais e nacionais (Foto: Divulgação/FMA)

Chance e tanto

A programação inclui corridas rasas (100m, 200m, 400m, 800m, 1.500m, 5.000m e 10.000m), corridas com barreiras (100m, 110m e 400m), saltos (altura, distância e triplo), arremessos (peso) e lançamentos (disco e dardo) – o que aumenta ainda mais a expectativa por bons resultados, de acordo com Gustavo. “Teremos a participação de atletas de alto rendimento, que buscam índice para o Troféu Brasil, e temos certeza de que muitos deles vão conseguir, porque a pista traz condições para que isso aconteça. Tudo está sendo preparado para possibilitar a obtenção de marcas de expressão, melhores colocações no ranking nacional e, quem sabe, recordes e índices até para competições internacionais”.

Além disso, o objetivo é possibilitar novas experiências para as pessoas que não conhecem o universo do atletismo de perto. “Quem não é federado pode participar para ter uma vivência na pista, entender como é o alto rendimento, obter algum resultado ou encontrar as equipes para ter alguma oportunidade. É uma chance e tanto para quem quer conhecer o atletismo de pista, o atletismo olímpico”, conclui.

CLIQUE AQUI para conferir os horários de cada modalidade.

*O Rumo Certo é a mídia oficial de cobertura fotográfica e jornalística deste evento.

Compartilhe em suas redes sociais