Lançado edital para interessados em realizar as etapas do 34º Ranking de JF

*Priscila Oliveira

Em janeiro deste ano, a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) confirmou ao Rumo Certo a expectativa pela retomada do Ranking de Corridas de Rua de Juiz de Fora. Na época, o responsável pela pasta, Marcelo Matta, destacou que a previsão era de quatro etapas no primeiro semestre e quatro, no segundo. Porém, ele ressaltou que o cronograma poderia ser alterado dependendo do avanço da variante ômicron pela cidade.

De lá para cá, a grande adesão às vacinas no município, com mais de 85% da população imunizada com duas doses, possibilitou o início do processo de flexibilização do uso de máscaras ao ar livre, incluindo eventos esportivos, que poderão ser realizados com 80% de ocupação do espaço, desde que os participantes comprovem estar com o sistema vacinal completo. A previsão continua sendo de oito provas, todas com datas a definir.

Largada da Corrida Camilo dos Santos, uma das mais tradicionais da cidade, em 2019 (Foto: Hugo Keyler/arq. Rumo Certo)

Primeira fase

Dessa forma, na última terça-feira, 22, a SEL deu o pontapé oficial para a volta do circuito, lançando o chamamento público para os interessados em realizar as etapas da trigésima quarta edição do Ranking. O objetivo credenciar pessoas jurídicas de direito privado, entidades públicas, filantrópicas, entidades sem fins lucrativos e pessoas jurídicas de direito privado com fins lucrativos, legalmente constituídas, condicionadas à disponibilidade de etapas.

O atual gerente do Departamento de Práticas Esportivas de Participação e Rendimento da SEL, Nandinho Seixas, ressalta que esse intervalo de tempo foi primordial para ajustar todos os detalhes do documento. “A demora no lançamento do edital foi por conta de uma avaliação extremamente minuciosa da Procuradoria Geral do Município (PGM) em relação a todas as questões legais, o que vai nos dar um respaldo pelos próximos três anos de Ranking”.

Os interessados em participar do processo devem apresentar formulário de proposta, contendo o projeto da etapa a ser desenvolvida, seguindo o modelo disponibilizado no edital, bem como toda a documentação necessária – devendo ser entregues por todos os candidatos na sede da Secretaria (Avenida Rui Barbosa, 530, Santa Terezinha), no dia 6 de abril, às 9h.

Contemplar prova infantil é um dos itens que contam pontos no edital (Foto: Hugo Keyler/arq. Rumo Certo)

Critérios e expectativa

Ainda segundo o chamamento público, a escolha das oito etapas seguirão os seguintes critérios: tempo de experiência na realização de corridas, realização de corrida por número de participantes inscritos nos últimos cinco anos, proposta de execução que contemple corrida infantil e o kit corredor oferecer itens além dos obrigatórios no projeto de realização (camisa em poliamida e lanche com duas barras de cereal ou duas frutas e dois copos de água industrializada ou uma garrafa de 500ml).

Logo após, o calendário será oficializado e, finalmente, poderemos nos reencontrar pelos percursos de Juiz de Fora. “Sabemos que não teremos o mesmo número de participantes, que girava em torno de 1.500, pois essa será uma retomada gradual e, até mesmo, por questões financeiras. O país se apresenta num momento com dificuldades históricas, que impedem as pessoas, de um modo geral, a optarem por eventos esportivos, priorizando outras atividades e outras necessidades mais urgentes. Mas, também sabemos como a comunidade de corredores de rua de Juiz de Fora e região tem esperado esse momento ansiosamente, e nossas expectativas são as melhores possíveis. “, enfatiza Nandinho.

Compartilhe em suas redes sociais