*Denise Machado, educadora física, especialista em neuroeducação e treinadora de corrida
Que a atividade física faz bem à saúde, não é novidade. Mas, e quanto ao alongamento, você sabe quais benefícios ele pode lhe trazer? Em qual momento do treino pode ser melhor utilizado? Nosso tema de hoje é o alongamento! Vamos falar sobre essas e outras questões a seguir.
Se você é daquele tipo de pessoa que quase nunca se alonga, está na hora de começar a rever sua rotina de treinos e incluir esta atividade – afinal, ser encurtado não vai te ajudar em nada. Com o alongamento, você melhora a postura, garante maior mobilidade dos tecidos moles, aumenta a flexibilidade e diminui a tensão muscular, previne lesões, alivia o estresse, melhora a circulação sanguínea e aumenta a resistência das fibras musculares.
Em outras palavras, todos esses benefícios vão te deixar um atleta ou uma pessoa mais funcional. Os movimentos esportivos ganham em plasticidade e seu corpo fica com uma mobilidade melhor. Mas aí surge uma dúvida: qual tipo é o mais apropriado e em qual momento pode ser feito?
Alongamento dinâmico ou balístico é aquele executado com ação de movimento. Pode ser usado como parte do aquecimento, no início de uma atividade, tipo o balançar de braços que os nadadores fazem antes de cair na piscina.
Alongamento estático é aquele mais tradicional, no qual sustentamos a posição. Para potencializar seu efeito, o ideal é segurar durante 30 segundos na posição. Pode ser usado ao final da sua sessão de treino ou em um treinamento específico de alongamento e/ou flexibilidade.
Outros tipos de alongamentos também podem ser incluídos, como os passivos (que exigem o auxílio de equipamentos ou uma outra pessoa) e a FNP (facilitação neuromuscular proprioceptiva, que são manobras um pouco mais técnicas e complexas). Em geral, nos treinos esportivos, o usual é realizar alongamentos específicos da modalidade em questão e utilizar alongamentos gerais em treinos livres.
Uma última dica é não bloquear a respiração. Mantenha sempre a expiração para facilitar os movimentos, diminuir as dores da tensão muscular e ganhar mais amplitude. Se sentir necessidade de alongar durante o treino, está valendo também. Não se esqueça de nos contar sua experiência no seu treino, usando nossas mídias sociais: @rumocertojf e @denise.dio.