Caeté e Sarandira recebem segunda etapa do Ranking Distrital Trail Run

*Priscila Oliveira

Segundo desafio do circuito que busca fomentar o turismo esportivo na zona rural, a etapa Caeté x Sarandira vai movimentar o Ranking Distrital Trail Run (RDTR), neste domingo, 04, em Juiz de Fora. Dessa vez, a distância longa passa de 21km para 24km, enquanto o trajeto menor permanece com 9km. A largada está marcada para as 8h30, na Arena Caeté (Rua Luiz Gonzaga Merotto, 157).

Primeira etapa passou por Rosário e Valadares, no mês de setembro (Foto: Hugo Keyler/arq. Rumo Certo)

“As provas, em especial a de 24km, terão uma altimetria bem elevada. Os percursos são totalmente por estrada de terra e oferecem belas paisagens, como da Serra do Mina, em Matias Barbosa, e de alguns bairros da área urbana de Juiz de Fora. [Veja os mapas] Outro ponto importante, e um grande facilitador dessa etapa, é o acesso ao local do evento – a menos de meia hora do centro, o que dá 13km de carro, sendo apenas 500 metros por estrada de terra”, destaca o organizador Heraldo Maciel. Quem for de ônibus deve ficar atento aos horários da linha 304 (Caeté), que sai do centro às 6h15 e retorna do bairro às 11h05, 13h05 e 15h05.

Professor de geografia e idealizador da mandala que será formada com as medalhas das cinco etapas, ele comemora o crescimento no número de participantes, que saltou de 70 para 150. “Acho que o carinho com que a equipe organizadora fez a primeira etapa foi determinante. Ninguém faz nada sozinho. Quem foi na prova de Rosário x Valadares viu que o evento era diferenciado e fez a melhor propaganda de todas, recomendando para os amigos. O desafio agora é manter a mesma organização com o dobro de atletas, mas a expectativa é a melhor possível”. Como o limite inicial era de cem inscritos, todos que se cadastraram após o esgotamento dessas vagas foram informados de que receberão suas medalhas posteriormente, uma vez que um novo lote foi solicitado ao fornecedor.

Mandala com as cinco medalhas do RDTR vai formar o mapa de Juiz de Fora (Foto: Divulgação)

Chuva, premiação e próxima

Caso o tempo continue chuvoso, como tem sido nos últimos dias, o RDTR promete ganhar outro atrativo. “Se chover na hora, as provas ficarão ainda mais desafiadoras. Teremos trechos escorregadios e com lama, principalmente na distância curta. Já na prova longa, imagina correr de três a quatro horas na chuva…”, salienta Heraldo.

Os três primeiros colocados gerais e por faixa etária (10 em 10 anos), masculinos e femininos, dos 9km e 24km, serão premiados com troféu. Quem participar de pelo menos três etapas vai ganhar uma camiseta especial do circuito. Além disso, ao final do calendário, os três primeiros colocados gerais e os campeões das faixas etárias ainda participam de uma confraternização especial onde receberão premiação em dinheiro. “Após a segunda etapa já teremos as primeiras parciais do Ranking. Outro detalhe importante é que já estaremos fazendo as inscrições para a prova Humaitá x Penido em Caeté. A terceira etapa vai ser no dia 05 de fevereiro”.

*O Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação e cobertura do Ranking Distrital Trail Run.

Compartilhe em suas redes sociais