*Priscila Oliveira
A quarta edição do Ranking G10 Zona da Mata segue a todo vapor e, após passar por Guarani e Bicas, chega a Descoberto, neste domingo, 19, com a realização da 4ª Corrida Rústica Ronaldo da Costa. Como o próprio nome indica, a atração é uma grande festa do esporte em homenagem ao recordista mundial de maratona e “filho ilustre” do município.
Vindo do Centro-Oeste brasileiro, onde reside e trabalha, o anfitrião celebra a oportunidade de voltar à terra natal mais uma vez. “Sempre falo da minha cidade com orgulho e fico muito feliz de estar aí novamente. A expectativa é grande e a melhor possível, para receber essa homenagem e rever os amigos”, destacou Ronaldo entre um voo e outro, nesta sexta-feira, 17, a caminho de Minas Gerais.
“Sou professor de educação física. Trabalho com adultos de 18 a mais de 60 anos, com crianças de 4 a 8 anos, e com iniciação ao atletismo para adolescentes. Trabalho no Centro Olímpico Rei Pelé, em Samambaia (DF), e moro em Águas Lindas de Goiás (GO), que fica perto, com a minha esposa e dois filhos – Liz, de 4 anos, e Ravi, de 2 anos”.
História e gratidão
O ex-atleta lembra como foram os primeiros passos no esporte. “Sempre gostei de futebol e capoeira. Até que, no dia 30 de maio de 1987, às 16h e com 16 anos, eu participei de uma corrida de 10km em Descoberto, feita pelo então prefeito Paulo de Lima. Fui segundo colocado geral e foi assim que tudo começou”, revelou.
A projeção nacional veio na Corrida de São Silvestre, em 1994, e ganhou novos contornos ao disputar as provas de 10.000m do Pan-Americano de Mar del Plata (Argentina, bronze), no ano seguinte, e das Olimpíadas de Atlanta (Estados Unidos), em 1996.
Porém, foi no dia 20 de setembro de 1998, na Alemanha, que Ronaldo da Costa cravou seu nome na história do atletismo mundial ao estabelecer o recorde de 2h06min05s na Maratona de Berlim – marca que só foi superada em 2022 (2h01min09s, Eliud Kipchoge) e batida novamente no ano passado (2h00min35, Kelvin Kiptum, in memorian). “Agradeço tudo o que sou, como pessoa e como atleta, à minha família e ao Paulo, que é pai do Marcão (atual prefeito) e descobriu meu talento. Receber homenagem é sempre muito bom, mas principalmente quando é em vida”.
É com esse sentimento de gratidão, aliado à expectativa de retornar a Descoberto, que ele se prepara para mais um momento especial. “Fico feliz, porque essa já é a quarta corrida que leva o meu nome e mais uma etapa do Ranking G10. É bom ver as pessoas da minha cidade e os amigos participando desse grande evento. A minha intenção é sempre incentivar que a galera saia do sofá e busque qualidade de vida”, ressaltou.
Cronograma
A programação da 4ª Corrida Rústica Ronaldo da Costa começa às 6h45, com entrega de número de peito, chip retornável e café da manhã, na Praça Caboclo Teixeira. A largada acontece às 8h, reunindo mais de 450 inscritos de toda a região e esgotando novamente o limite de vagas estabelecidas para cada etapa do Ranking G10 Zona da Mata nesta temporada.
Todos que completaram o percurso ganham medalha, enquanto os cinco primeiros colocados gerais e de cada faixa etária, além dos três primeiros PCD (pessoas com deficiência), nas categorias masculinas e femininas, sobem ao pódio para receber troféu.
* O Rumo Certo é mídia oficial de divulgação, cobertura fotográfica e cobertura jornalística do Ranking G10 Zona da Mata desde a primeira edição, em 2019.
** Receba todas as atualizações do Rumo Certo pelo WhatsApp. CLIQUE AQUI!