*Priscila Oliveira
Côrtes Villela, Tecnobit Night Run, Meia Maratona, Camilo dos Santos, Ascomcer, Unimed e Bahamas. De junho a dezembro, cada uma dessas corridas teve sua edição atualizada e, juntas, foram a grande atração do 34º Ranking de Juiz de Fora. Após divulgar os resultados oficiais do último desafio e prever a premiação para a próxima quarta-feira, 21, como informamos mais cedo, a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) anunciou, na noite desta sexta-feira, 16, que o evento foi adiado.
Em comunicado oficial, a pasta ressaltou que isso aconteceu “devido à má qualidade de premiação para os corredores, enviada pelo fornecedor” e que uma “nova data será informada quando o material estiver à altura do Ranking de Corridas de Rua, conforme contrato”. Leia a íntegra.
Apesar desta matéria ter sido necessariamente atualizada (às 20h10), o conteúdo a seguir, incluindo a lista de premiados, os critérios de classificação e a entrevista com um dos representantes da SEL, permanecem inalterados.
Destaques gerais
Assim como essas informações, você viu em primeira mão aqui no Rumo Certo que os representantes locais Jocemar Corrêa (Super Amigos) e Aline Barbosa (Zaap/Amanda Oliveira) confirmaram suas vitórias antecipadamente, logo após a penúltima disputa. O atleta chegou ao oitavo título, se tornou o maior campeão do circuito e terminou a competição com 160 pontos, enquanto a corredora alcançou o tricampeonato e totalizou 194.
Sérgio Vinnicius (Mega Academia, 107 pontos), Pedro Henrique Archanjo (Vem Correr, 103), Matheus Batista (Super Amigos, 100), Antônio Marcos (Super Amigos, 93), Flávio Stumpf (Medicales, 90), Diogo Fiochi (Chiador Runners, 75), Mateus Bastos (Chiador Runners, 69), Adan Matos (Mega Academia, 65) e Marco Antônio Cândido (Nativos, 65) completaram as dez primeiras colocações gerais masculinas. No feminino, Cida Rosa (Nativos, 149), Amanda Oliveira (Zaap/Amanda Oliveira, 120), Ana Cláudia Dias (115), Carlota Gomes (Nativos, 104), Ana Caroline Oliveira (Profit Running, 82), Elizabete Sabino (Nativos, 80), Natália Fernandes (78), Eronilda Nascimento (Zaap/Amanda Oliveira, 77) e Danielle Fávero (Ultramove, 73) se garantiram entre a segunda e a décima posições.
Demais premiados
A exemplo dos atletas citados anteriormente, serão premiados com troféu as equipes que acumularam mais pontos: Super Amigos (3323), Mega Academia (2628) e Chiador Runners (1538), nas masculinas; Nativos (2201), Zaap/Amanda Oliveira (1501) e Profit Running (1393), nas femininas; e Paradesporto SEL (4682), campeã entre os grupos PCD (pessoas com deficiência) masculinos. Também recebem troféu os primeiros colocados de cada classificação funcional PCD. Já os cinco primeiros colocados de cada faixa etária (incluindo as infantis, de 12 a 15 anos) serão agraciados com medalha especial em ambas as categorias.
Conforme Regulamento, para fazer parte da lista de contemplados (destacados em cinza na classificação final), o participante precisa ter cruzado a linha de chegada em pelo menos três etapas. Seguindo o mesmo critério, os vinte primeiros colocados gerais masculinos e femininos passam a integrar a Elite do Ranking no ano que vem – aquela, dos cobiçados “números de peito pretos” e cujos atletas largam na frente. Vale destacar, ainda, que, apesar de ser uma prova oficial, a Corrida da Fogueira não faz parte do circuito.
34º Ranking de Juiz de Fora – Classificação final
10.500 participantes e celebração
Segundo o gerente do Departamento de Práticas Esportivas de Participação e Rendimento da SEL, Nandinho Seixas, essa trigésima quarta temporada surpreendeu a todos de forma positiva, principalmente porque o calendário foi retomado com o avanço da vacinação contra a covid-19. “Não podemos deixar de levar em consideração o impacto do cenário que vivemos com a pandemia no final de 2021 e início de 2022. Com o passar do tempo, os corredores aderiram à proposta do retorno do Ranking e tivemos em torno de 10.500 participantes, incluindo grande número de crianças, idosos e pessoas com deficiência. Sendo assim, temos que comemorar muito”, enfatizou.
Quando concedeu essa entrevista, essa alteração não era prevista e ele aproveitou para antecipar o que está por vir. “Agora vamos lapidar o circuito para que a edição de 2023 seja ainda melhor e com as dez tradicionais etapas, além de outras inovações que gostaríamos de propor e avançar. Vamos premiar os vencedores nas várias categorias e confraternizar, agradecendo pela participação dos corredores, coorganizadores, realizadores e já sinalizar o 35º Ranking de Corridas da cidade”.