2º Ranking Distrital Trail Run lança nova parcial e chega ao último desafio com disputa pelos títulos principais

*Reportagem: Priscila Oliveira

A segunda temporada do Ranking Distrital Trail Run (RDTR) chega ao fim neste domingo, 1º de dezembro, em Juiz de Fora, com a classificação atualizada em relação à parcial de agosto e prometendo grandes emoções – a começar pela disputa dos títulos principais. Isso porque, embora não estejam numericamente empatados, os atletas locais Rogério Filho (Super Amigos, campeão da primeira edição, 70) e Lawrens Makkai (Gilberto Roque, 67) acumulam duas vitórias, cada um, levando a decisão da categoria Longo para a etapa de encerramento. Marcelo Tadeu dos Santos (Super Amigos, 40) continua em terceiro lugar.

Com duas vitórias cada, atletas locais Rogério Filho e Lawrens Makkai disputam título da categoria Longo (Foto: Priscila Oliveira/Rumo Certo)

No feminino, o prêmio também segue em aberto, com Ninil Nascimento (Vem Correr) ultrapassando a atual campeã Thais Matta (Gilberto Roque) em cinco pontos (65 x 60), e Mariângela Jenevain mantendo a terceira colocação (40). Na categoria Médio, as três primeiras posições masculinas permanecem com Yan Lucas (R21 Sports, 75), Dyka Machado (Caldeira Cons. Esportiva, 57) e Ramon Gomes (Vem Correr, 40). Entre as mulheres, Vanessa Rangel (Três Rios, 75) e Neusa Tomaz (Denise Machado, 52) ganham a companhia de Bianca Gama (R21 Sports, 24) no somatório.

Já no Curto/Caminhada, quem aparece na frente são Miqueias Netto (Ligeirinhos, 52), Humberto Paz (65) e Marlon Oliveira (39), no masculino; e Ingrid Reis (R21 Sports, 35), Juliana Sá (R21 Sports, 34) e Karen Santos (Sesi, 33), na disputa pela dianteira feminina. Os critérios de desempate são baseados no Regulamento do Ranking de Juiz de Fora, sendo (1) maior número de primeiros, segundos, terceiros lugares e assim sucessivamente; (2) participação no maior número de provas; e (3) atleta com maior idade.

CLIQUE AQUI para acessar a classificação parcial II do RDTR.

‘Cereja do bolo’ da temporada

Desde janeiro, o RDTR tem homenageado morros e picos dos distritos por onde passa, oferecendo percursos invertidos em relação ao ano de estreia e ofertando a opção Curto/Caminhada para os iniciantes das corridas de trilha. Após os cerca de duzentos participantes de cada etapa se aventurarem pelas imediações do ‘Pico Cabeça de Formiga’ (Valadares x Rosário), ‘Morro de Santa Cruz’ (Penido x Humaitá), ‘Pedra da Serpente’ (Sarandira x Caeté) e ‘Pico da Grota’ (Dias Tavares x Chapéu D’Uvas), o circuito, que leva turismo esportivo à zona rural da cidade, tem como último palco o entorno do ‘Pico do Claro’ (Torreões x Monte Verde).

Seguindo a média de distâncias das três modalidades, os atletas do Longo encaram 22.5km, enquanto os do Médio percorrem 9km e os do Curto/Caminhada encerram o calendário com 4.8km. Dessa vez, a programação começa mais cedo, com entrega de kit a partir de 6h15 e largada das três categorias às 7h30, no campo de futebol de Torreões. Idealizador e organizador do Ranking, o professor de geografia Heraldo Maciel adianta o que vem por aí em cada desafio. “O grande destaque da última etapa do RDTR são, realmente, os percursos. Desafiadores e muito lindos. O Curto é só no sobe e desce. Médio e Longo têm apenas um trecho plano de dois quilômetros, logo no início. Depois, também é só no sobe e desce. A virada do Longo, em Monte Verde, também será muito especial. A partir do km 14, é praticamente só subida, até o final. O último quilômetro dos três percursos é para fechar com chave de ouro e ser a ‘cereja do bolo’ da segunda temporada”. Veja algumas imagens.

Quinta do calendário, etapa ‘Pico do Claro’ – Torreões x Monte Verde encerra segunda temporada, com provas de 22.5km, 9km e 4.8km (Foto: Priscila Oliveira/Rumo Certo)

E continua, ainda sobre a reta final dos trajetos. “Começa com uma subida em trilha técnica, de uns 500m, e passa pela igrejinha histórica. Aí, vem uma descida alucinante de duzentos metros e um subida insana, de 200m também, para chegar aos 100 metros finais. Inesquecível, com certeza. Para todo mundo xingar até a terceira geração do Heraldo e do Robertinho Oliveira”, brinca o também corredor, dividindo a responsabilidade pela prova mais difícil de todas com o coordenador de provas do RDTR.

Entrega de brindes

A exemplo da primeira temporada, os participantes inscritos em três etapas ganham uma camisa do Ranking Distrital Trail Run de brinde. Já quem concluir as cinco provas recebe um porta-medalhas para guardar a nova mandala com o mapa de Juiz de Fora. Pensando nisso, na sexta-feira, 29, haverá atendimento especial, de 15h às 17h30, na Alex Peças (Rua Floriano Peixoto, 84), para entrega de camisa apenas para quem informou tamanho até 14/11 [os demais receberão no pós-prova] e entrega dos porta-medalhas, além de venda e troca de medalhas das etapas anteriores, inclusive da primeira. Mais informações e últimas vagas pelo WhatsApp (32) 99953-2069.

* O Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação, cobertura fotográfica e cobertura jornalística de todas as etapas do Ranking Distrital Trail Run, desde a primeira edição.

** Receba todas as atualizações do Rumo Certo pelo WhatsApp.

*** Confira a agenda dos próximos eventos em JF e região no nosso Calendário.

Compartilhe em suas redes sociais